Mais um golpe vem tirando o sono dos idosos no Brasil. Dessa vez o alvo são os solteiros ou viúvos, que em momentos de vulnerabilidade e carência buscam uma companhia na internet. O suposto romance nesse caso pode sair bem caro! Alguns casos relatados somam prejuízos de mais de 20 mil reais.
Mas, afinal, que golpe é esse? Chamado de “Golpe dos Nudes”, ele consiste em um esquema elaborado de extorsão que começa por meio dos aplicativos de relacionamento ou redes sociais e evolui para o Whatsapp.
Como o golpe acontece
Tudo começa com os criminosos – a grande maioria presidiários – criando um perfil falso na internet. Eles se passam por uma garota jovem, que utiliza ativamente as redes sociais, e começam a caça às vítimas. Os perfis preferidos são as pessoas de mais idade e sozinhas.
Depois de identificar o alvo, os criminosos enviam uma solicitação de amizade e, se aceita, a ação começa. Com simpatia e um aparente interesse romântico na vítima, a tal “garota” começa a conversar diariamente com o idoso, conta histórias do dia a dia, diz que gostaria de encontrar com ele pessoalmente. O “relacionamento” segue até o momento em que ela envia fotos nuas e pede para que o idoso envie também.
E é aí que o pesadelo começa. Depois da troca de nudes, o idoso começa a receber mensagens de ameaça e extorsão. O motivo? A garota na verdade seria menor de idade e o pai dela teria descoberto o caso e estaria ameaçando denunciá-lo para a polícia. Para que o pai desista da denúncia, a vítima precisa fazer um depósito. E a quantia é sempre bem alta.
Em uma variação do golpe, a suposta moça – que na verdade é o bandido – informa que as fotos de nudez, de ambas as partes, teriam sido vazadas e que a pessoa que invadiu o celular dela está pedindo dinheiro para não expor a intimidade de nenhum dos dois.
Existe ainda um terceiro desdobramento. Em uma segunda parte do esquema, os bandidos voltam a entrar em contato com a vítima, desta vez se identificando como policiais de outro estado e informando que tiveram acesso às fotos. Eles então pedem ainda mais dinheiro com a condição de, supostamente, não investigarem o caso.
É uma adaptação do “sextortion”, que já mencionamos aqui anteriormente, mas com um agravante: dessa vez as fotos estão de fato em posse dos criminosos.
O que é o Sextortion
Um golpe que apavora famosos e anônimos. O chamadoSextortion– ou Sextorsão, em versão adaptada para o português – envolve mais do que apenas dinheiro elinks com vírus. Sob a ameaça de divulgação de fotos ou vídeos íntimos das vítimas, os criminosos causam um verdadeiro terror psicológico em quem é abordado.
Cada vez mais disseminados no Brasil, os golpes contra o idoso tem se tornado mais elaborados e precisam de atenção especial das autoridades e dos familiares. Por não terem tanta familiaridade com a tecnologia e muitas vezes serem solitários, os mais velhos são alvos preferenciais desses criminosos.
Para se prevenir, os idosos devem redobrar a atenção, seja na internet, no banco, na rua, os bandidos estão sempre de olho e esperando pelo menor sinal de distração.
Como evitar e denunciar
– Nunca troque fotos e informações íntimas com pessoas desconhecidas, por mais próxima que pareça ser a relação virtual. Na verdade, a dica aqui deveria ser: não envie fotos íntimas para ninguém, nem mesmo para pessoas que você conhece. Nunca podemos ter certeza de que a pessoa é idônea e que não utilizará aquelas imagens para te prejudicar.
– Caso você já tenha mandado as imagens, procure a polícia ao menor sinal de extorsão. Na grande maioria dos casos, essas ameaças não são reais e aquela pessoa não é quem diz ser, então é importante que as autoridades sejam informadas para que possam agir. Denuncie sempre!
Envie seu Comentário