Verão é sinônimo de sol, calor, dias mais longos e também muita chuva! Em grande parte das ocorrências, elas são intensas e rápidas. Em outras, poucas horas de tempestade são suficientes para chover o volume esperado para um mês inteiro. E é aí que mora o perigo: ainda que esperadas, as chuvas de verão causam podem representar riscos e grandes desastres.

Entupimento de bueiros, enchentes, deslizamentos, vias transformadas em rios e impossíveis de serem acessadas. Para moradores de áreas de risco ou que sofrem com os alagamentos, chuvas de verão podem significar o medo de perder tudo aquilo que foi construído em uma vida toda de trabalho.

chuvas de verão

Chuvas intensas provocam alagamento rápido em muitas cidades

 

Desastres causados pelas chuvas de verão

São muitas as razões que fazem com que as chuvas de verão tenham reflexos tão caóticos no dia a dia das cidades. Com o grande volume de água em pouco tempo, fica difícil que a vazão seja adequada.

Além disso, enchentes e alagamentos também podem estar associados ao desmatamento de encostas e assoreamento de rios, acúmulo de lixo nos bueiros, descarte irregular de materiais, insuficiência da rede de galerias pluviais e pavimentação de ruas e construção de calçadas, diminuindo a superfície de infiltração.

 

Como se proteger?

Se as chuvas de verão podem causar tanta destruição, é preciso estar preparado. Alguns cuidados prévios e determinadas posturas durante a chuva podem representar mais segurança para você e toda sua família. Saiba como se proteger:

 

Prevenção antes da chuva

 Trace um plano assim que perceber que uma das ocorrências de chuvas de verão está prestes a começar.  Tenha um lugar seguro onde você e sua família possam se abrigar em caso de inundação;

  • Documentos e objetos de valor devem ser guardados em sacos plásticos, bem fechados e guardados em um local seguro;
  • Feche portas, janelas e o registro de entrada de água;
  • Desconecte aparelhos elétricos das fontes de energia;
  • Retire o lixo e leve-o para áreas que não sofrem com as inundações;
  • Proteja seus animais de estimação.

 

Cuidados durante a chuva

  • Evite contato com as águas da enchente, que estão contaminadas e podem provocar doenças;
  • Não volte para a casa e evite estar em trânsito durante a chuva. Espere até as águas baixarem e o caminho estar seguro. Entre na água apenas se for absolutamente necessário e, se possível, utilizando equipamentos específicos, como botas de borracha;
  • Raios – Durante as chuvas de verão, a incidência de raios se torna ainda maior. Por isso, evite atitudes que podem atrair a carga elétrica: desligue aparelhos eletrônicos, evite falar ao telefone ou mesmo tomar banho, fique longe de superfícies metálicas e de árvores. Procure um abrigo e, caso esteja em trânsito, prefira permanecer dentro do carro, que é considerado seguro em relação à condução de energia dos raios.
chuvas de verão

Evite estar em trânsito e entrar em contato direto com a água contaminada da enchente

 

Depois da chuva

  • Tenha cuidado e busque ajuda de especialistas: verifique se sua casa não corre risco de desabamento;
  • Remova lixo, lama, água e todo indício do alagamento. Não ligue equipamentos elétricos que tenham sido molhados;
  • Lave e desinfete objetos que tiveram contato com as águas da enchente;
  • Não beba água ou coma alimentos que possam estar contaminados.

 

Leia também

Como se proteger dos casos de mortes por raios