Morar sozinho, ter sua independência pelo maior tempo possível e não depender da ajuda diária de familiares é o desejo de muitos idosos. Porém, os membros mais jovens da família costumam se preocupar com as ameaças à segurança que uma casa solitária representa aos mais velhos. Felizmente, existem maneiras de garantir que viver sozinho seja mais seguro para os idosos. Leia para saber mais.

Cuide da saúde

Um dos maiores riscos para idosos que vivem sozinhos é o risco de lesão. Se um idoso escorregar e cair e não houver ninguém por perto para ajudar, uma simples concussão pode rapidamente se tornar uma ameaça à vida. Por esse motivo, é essencial que os idosos que moram sozinhos permaneçam o mais saudáveis ​​possível. Coisas como:  exercícios, uma dieta saudável, uma vida social ativa e beber muita água reduzem drasticamente os riscos à saúde que os idosos solitários enfrentam.

violência contra idosos

Crie um círculo de amizades

O isolamento dos idosos é um grande problema e é uma das coisas mais perigosas para aqueles que vivem sozinhos. Manter uma vida social ativa, ver os amigos regularmente, é uma maneira fantástica de melhorar a saúde e o bem-estar, além de desenvolver um sistema de apoio para que, se algo der errado, o idoso tenha pessoas para recorrer.

Mantenha a casa em bom estado de conservação

Uma casa que apresenta riscos evitáveis, como cabos expostos ou escadas escorregadias, é perigosa para idosos que moram sozinhos. Por isso, mantenha a casa em bom estado para evitar acidentes. Caso a casa tenha escadas, instale corrimãos e se certifique de que eles estejam sempre firmes. Caso faça questão dos tapetes, garanta que eles estejam colados no piso.

Tranque portas e janelas

O risco de roubo é muito maior para as pessoas de mais idade. Isso porque os criminosos enxergam nelas vítimas mais fáceis de serem contidas e/ou ludibriadas.  Isso significa que trancar portas e janelas, além de garantir que toda a casa fique trancada quando ninguém estiver em casa, é uma das coisas mais importantes.

Desenvolva uma lista de contatos de emergência

Contatos de emergência são críticos para qualquer idoso que mora sozinho. Para garantir a segurança e os cuidados adequados em caso de acidente ou ferimento, todos os idosos devem desenvolver uma lista de contatos de emergência e mantê-la sempre ao lado do telefone. Essa lista deve incluir os médicos, membros da família e amigos.

golpe do falso sequestro

Atenção redobrada ao banheiro

Deixe uma luz acesa no banheiro à noite, assim os riscos de cair ou esbarrar em móveis e quinas é menor durante a noite. Além disso, instale barras no banheiro. Elas ajudam e muito na segurança dos idosos. As barras devem ser instaladas na área do chuveiro, ao lado do vaso sanitário e nas paredes da banheira. O idoso deve sempre levar o celular com ele ao banheiro, assim pode solicitar ajuda com mais facilidade. Avalie a possibilidade de instalar um telefone fixo neste cômodo também.