Ouviu falar de novas regras do Pix e está confuso? Calma! Estamos aqui para ajudar! Ele chegou há um ano e rapidamente ganhou a simpatia dos brasileiros, ao apresentar uma forma rápida – e livre de taxas – para pagamentos e transferências.

Hoje, praticamente todos já realizaram alguma transação por Pix e diversos estabelecimentos inclusive oferecem desconto para quem paga por esse meio. Mas a praticidade também foi percebida pelos golpistas e a segurança financeira e a segurança de dados acabaram comprometidas.

Foi pensando nisso que o Banco Central colocou em vigou novas normas para utilização. Todos os detalhes você encontra a seguir, no nosso guia de novas regras do Pix!

O que é o PIX

Reforçando, apesar de muita gente já saber, o Pix é um meio de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central, que se tornou uma opção vantajosa em relação ao TED e DOC por ser muito mais rápido e livre de taxas.

Disponível hoje em todos os bancos, ele tem como chave de cadastro alguns dados pessoais dos correntistas, como e-mail, CPF ou telefone, e está a um clique nos apps bancários, o que fez com que rapidamente se tornasse uma febre.

Para realizar as transferências é bem fácil. Basta incluir a chave Pix do favorecido (ou utilizar um QR code), que a transação é concluída em poucos segundos.

Pensando nessa rapidez de transferência, dá para entender também porque ele se tornou alvo de golpistas, não é mesmo? Se todos estão cientes de que agora têm uma forma rápida de transferir dinheiro, a um clique de distância e sem burocracia, com certeza os bandidos também sabem disso.

Novas Regras do Pix

Essa semana, para tentar aumentar a segurança financeira dos brasileiros, o Banco Central colocou em vigor uma lista de novas regras do Pix. Se elas serão suficientes para conter os criminosos, ainda não sabemos, mas é importante estar atento a cada uma delas para garantir a segurança financeira de sua família.

Dentre as novas regras do pix, a mais focada em atendimento ao cliente em caso de fraude é chamada de “Mecanismo Especial de Devolução para o Pix”. Por meio dessa ferramenta, quem por acaso for vítima de golpe ou mesmo de alguma falha de sistema poderá ter seu dinheiro estornado com mais facilidade.

Agora tanto pagador quanto recebedor podem iniciar o atendimento para devolução de valores e o objetivo é facilitar a transação, padronizando os processos que antes eram definidos por cada banco. Isso otimiza o atendimento e protege o cliente.

Mais novidades sobre o Pix

Outras mudanças importantes dizem respeito a:

Bloqueio cautelar: Essa medida permite que o banco faça bloqueio preventivo de conta por até 72h em caso de suspeita de fraude. O cliente deve ser imediatamente comunicado;

Notificação de infração:Mais uma medida preventiva, essa torna obrigatória para os bancos que seja realizada uma marcação na chave Pix suspeita de fraude. Essa informação é automaticamente compartilhada com outras instituições financeiras e também com todos os demais usuários do Pix, por meio de uma nova função que permite a consulta de informações vinculadas à chave;

– Proteção de dados: Os bancos deverão definir procedimentos de identificação e tratamento em casos de excessivas consultas de chave Pix. Em outras palavras, as instituições devem adotar mecanismos adicionais de proteção que sejam, no mínimo, tão rigorosos quanto os do Banco Central.

Novos limites Pix

Essas não são as primeiras regras estabelecidas para que o Pix seja uma ferramenta mais segura. No início de outubro o Banco Central definiu limite de R$ 1mil nas transferências realizadas por Pix entre 20h e 6h.

Esse limite pode ser alterado a pedido do cliente, mas a solicitação leva no mínimo 24h para ser aprovada. Por isso, é importante que o cliente esteja atento ao montante que deseja movimentar e em qual horário, para não ter nenhuma surpresa.

Talvez a mais importantes das novas regras, essa foi desenvolvida diretamente para evitar fraudes, com base no número crescente de ocorrências de roubo de dados e roubos/furtos de celular no período noturno.

Horário Pix final de semana

Quando as novas regras do pix foram estabelecidas, muito se especulou sobre o horário permitido para transferências de final de semana e feriados. Mas não há qualquer restrição adicional nesses dias. O limite de R$ 1mil de transferência no período noturno, bem como as demais normas descritas acima, são válidos para todos os dias da semana, úteis ou não.

⇒ Gostou desse conteúdo? Proteja você e quem você AMA. Aprenda agora mesmo COMO EVITAR A VIOLÊNCIA!

O GUIA COMO EVITAR A VIOLÊNCIA ensina a proteger você e sua família da violência sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama?CLIQUE AQUI!