O que é sextortion e como se proteger

Um golpe que apavora famosos e anônimos. O chamado Sextortion – ou Sextorsão, em versão adaptada para o português – envolve mais do que apenas dinheiro e links com vírus. Sob a ameaça de divulgação de fotos ou vídeos íntimos das vítimas, os criminosos causam um verdadeiro terror psicológico em quem é abordado.

Normalmente por meio de e-mails bastante convincentes e ameaçadores, os criminosos pedem que as vítimas façam pagamentos para que sua intimidade não seja revelada para a família e amigos. O valor deve ser feito por moedas digitais, como bitcoins, em no máximo 24 horas.

Golpe do falso premio

O que torna tudo ainda mais “real” é que normalmente informações confidenciais das vítimas, como senhas de e-mail, são colocadas logo no assunto do e-mail. É uma forma nada sutil dos criminosos te dizerem “nós realmente temos acessos aos seus arquivos pessoais”.

Não se iluda!

E nem se desespere. Na grande maioria dos casos o Sextortion é apenas um blefe e os criminosos não têm nenhum material sobre a vítima, apenas alguns dados que podem ter sido roubados entre os inúmeros vazamentos que já aconteceram na internet.

Variação do crime

Depois de perceberem que nem tantas pessoas caíam na versão “tradicional” da sextorsão, os bandidos passaram a utilizar esse tipo de golpe para causar a infecção dos computadores das vítimas por meio de um Trojan (programa malicioso que pode entrar em seu computador disfarçado como um arquivo comum. É usado para que hackers possam invadir computadores de terceiros).

difamação na internet

Dessa vez eles alegam que registraram, pela webcam, imagens da vítima acessando sites pornográficos e que vão expor essas filmagens caso o pagamento não seja feito.

O que as vítimas não sabem é que é só no momento em que vão realizar o pagamento que as suas informações pessoais ficarão vulneráveis pela primeira vez.

Os golpistas enviam um arquivo para que o usuário baixe e faça o pagamento através de um suposto formulário que se encontra em uma pasta anexa. O que não sabem é que, na verdade, o arquivo está contaminado com um Trojan, que se instala automaticamente no computador e começa a roubar os dados – principalmente bancários.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

65 + = 68