Dicas de direção para idosos

Dirigir requer uma série de cuidados com a segurança, como já mencionamos muitas vezes por aqui. Mas e quando o motorista já chegou à terceira idade? Existem precauções a mais que ele deve tomar?

Para que os idosos possam trafegar pelas ruas e rodovias com mais segurança, garantindo que ele e os demais motoristas estarão seguros contra colisões, algumas orientações devem ser levadas em consideração.

  • Dirija durante o dia! Na terceira idade é comum que problemas de visão sejam acentuados. Mesmo as pessoas que sempre tiveram uma visão perfeita podem acabar com um pouco de dificuldade para enxergar, principalmente à noite. A escuridão geral e o brilho dos faróis que se aproximam tornam mais difícil a visualização.
  • Atenção máxima à via! Outro problema comum para os idosos é a perda de concentração. Muitas pessoas tendem a ficar mais distraídas, menos atentas a detalhes e com o tempo de reação um pouco mais lento. Por isso, desligue o celular, evite conversar muito com o passageiros que estiverem no carro e mantenha todo o foco na pista.
  • Conheça seus medicamentos! Alguns remédios podem fazer você se sentir sonolento e menos alerta que o normal, ou até afetar o tempo de reação e causar outros problemas de atenção. Por isso, os idosos devem sempre conversar com o médico e ler a bula da medicação. Caso ela afete a capacidade de dirigir, é melhor não se arriscar e optar pelo transporte público.
  • Se estiver cansado, fique em casa! Passar por todos o estresse do dia a dia e ainda pegar trânsito para voltar para casa é uma prova de paciência e resistência para qualquer pessoal. Mas, para os idosos, é preciso considerar que fatores como o aumento do cansaço, a sonolência, a menor resistência do organismo, deixam a tarefa de dirigir ainda mais complicada. Se não estiver bem disposto, não saia.

golpe do falso sequestro

Consulte um especialista! Médicos geriatras podem avaliar quais são as suas fragilidades na hora de dirigir e como solucioná-las (se for possível). O ideal é que ele avalie:

– Força muscular, flexibilidade e amplitude de movimento

– Coordenação e tempo de reação

– Habilidades de julgamento e tomada de decisão

Invista em novas tecnologias

O mercado automotivo tem crescido muito e dentre os avanços estão produtos tecnológicos que podem ajudar a reduzir acidentes e tornar a condução menos estressante para os mais velhos.

O assistente de estacionamento com visor no retrovisor é um deles. As câmeras permitem que os motoristas vejam claramente o que está atrás deles enquanto dão ré, deixando a tarefa de estacionar muito mais simples. Alguns carros possuem, ainda, uma tecnologia que assume a direção na hora de entrar na vaga.

Cabe ressaltar aqui que muitos desses dispositivos eletrônicos, como assistentes de navegação, estacionamento, avisos sonoros de colisão, dentre outros, podem ser difíceis de usar ou mesmo reproduzirem sons em excesso. Isso pode fazer com que os idosos se distraiam ainda mais. Antes de comprar qualquer equipamento, teste-o, converse com alguém que já o possui ou procure impressões sobre ele na internet.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

+ 66 = 70