Principais acidentes domésticos e como evitar

Garantir a segurança da família vai muito além de apenas se preocupar com furtos e assaltos. Passa também pelo cuidado para evitar acidentes! E, quando falamos de segurança doméstica, os acidentes são bem comuns, principalmente com idosos e crianças.

O principal ponto de atenção deve ser com relação àqueles objetos e situações que podem parecer inofensivos, mas que oferecem risco aos pequenos curiosos ou aos idosos com dificuldade de locomoção.

Vamos ver quais as principais ameaças à segurança domiciliar?

golpe do aluguel

Fios e tomadas

Choques são mais comuns do que podem parecer! Principalmente para casas com crianças bem pequenas! É importante redobrar a atenção às tomadas e fios soltos. Já em casas com pessoas mais velhas, cuidado com os fios pelo chão. Eles são um prato cheio para tropeços e quedas.

Ah, e mesmo que você seja jovem, esteja sempre atento ao uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada. Isso pode sobrecarregar a rede e provocar incêndios.

Pisos e escadas

Quem nunca escorregou no piso molhado que atire a primeira pedra. Mas é preciso se lembrar de que uma queda leve para um idoso pode significar um ferimento grave, então cuidado redobrado aos produtos de limpeza no chão, principalmente em pisos lisos (como da cozinha e do banheiro).

Já sobre as escadas, não precisamos nem dizer que elas precisam contar com corrimão, faixas antiderrapantes e grade de proteção para que crianças muito pequenas não subam os desçam sozinhas.

Quartos

Os quartos, sejam de adultos ou de crianças, oferecem uma série de riscos. Isso porque, normalmente, fazem parte da decoração itens como: mesas, cadeiras, bancos, armários, criados mudos, dente muitos outros objetos e móveis cheios de quinas.

O ideal é utilizar protetores de quinas, deixar tapetes fixos ao chão e, o mais importante, não deixar nenhum móvel próximo das janelas!

Cozinha

Esse sim é o cômodo mais arriscado. Se possível, a dica ideal é: não deixe as crianças entrarem na cozinha. Mas sabemos que, principalmente em casas com plano aberto e cozinha americana, isso é quase impossível.

Então, para evitar acidentes, deixe sempre os cabos das panelas voltados para dentro ao utilizar o fogão, guarde facas e garfos em gavetas com trava de crianças e deixe o bujão de gás para o lado de fora.

Banheiros

Por fim, atenção redobrada aos banheiros! É nele que normalmente estão itens que podem causar acidentes graves, como secadores e pranchas de cabelo, lâmina de barbear e até medicamentos.

O ideal é que todos os objetos acima sejam guardados em gavetas com trava de criança e que você fique sempre atento à validade dos medicamentos. Além disso, sempre tenha tapetes antiderrapantes dentro e fora do box e sempre esvaziar as banheiras de crianças após o uso.

Para casa com idosos, a instalação de barras de apoio na área do vaso sanitário e do chuveiro também é recomendada. Atualmente existem no mercado opções de barras móveis, que não precisam de uma grande obra de instalação.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 3 = 6