Banheiro seguro

Garantir a segurança da família vai muito além de apenas se preocupar com furtos e assaltos. Passa também pelo cuidado para evitar acidentes! E, quando falamos de segurança doméstica, os acidentes são bem comuns, principalmente com idosos e crianças.

Acidentes domésticos no banheiro, por exemplo, são bem comuns.  É nele que normalmente estão itens que podem causar acidentes graves, como secadores e pranchas de cabelo, lâmina de barbear e até medicamentos. Por isso, tomar alguns cuidados é indispensável.

Cuidado com a parte elétrica

Claro que a instalação elétrica merece atenção em todos os cômodos, mas no banheiro, o cuidado deve ser redobrado, Primeiro porque o ambiente úmido aumenta a chance de choques elétricos, segundo porque os aparelhos elétricos são bem frequentes por lá.

Os aparelhos, como secadores, barbeadores e chapinhas, devem ser de boa qualidade e ficar longe da torneira. A combinação de eletricidade e água pode resultar em uma potente descarga de energia. Além disso, nunca deixe objetos elétricos por perto durante o banho.

Cuidado com o vaso sanitário

Não importa o quão próximo de uma prateleira o vaso sanitário esteja, nunca use-o como apoio para pegar algo no alto ou fechar um registro, por exemplo. Você pode se desequilibrar e cair ou o vaso pode quebrar, formando pontas afiadas e altamente cortantes.

Além disso, sempre mantenha a tampa do vaso abaixada caso tenha crianças ou animais de estimação em casa. Eles podem cair dentro da bacia ou mesmo sofrer algum tipo de contaminação ao encostar a mão na água. Por isso tente instalar uma trava de segurança.

Por fim, quando a criança for utilizar o vaso sanitário, coloque um redutor de assento para que ela não precise ficar suspensa na bacia, equilibrando-se apenas com as mãos.

Não deixe cosméticos ao alcance de crianças

Falando em crianças, cuidado redobrado com perfumes, desodorantes e qualquer outro tipo de cosmético. Eles devem ficar bem guardados, fora do alcance dos pequenos, preferencialmente em armários com tranca.

Caso não seja possível deixar os produtos em um armário alto e trancado no banheiro, o ideal é optar por guardar tanto os cosméticos quanto os medicamentos em outro cômodo. Para evitar risco de ingestão e contaminação, é fundamental mantê-los longe do alcance das crianças.

Acompanhe as crianças no banho

Crianças muito pequenas não devem tomar banho sozinhas. O risco de os pequenos escorregarem é enorme e os tombos no piso molhado tendem a ser bem feios (e machucar bastante).

Também é preciso estar atento para evitar queimaduras, sempre testando a temperatura da água antes de a criança entrar no chuveiro. Esses cuidados são válidos também para os idosos ou para qualquer outra pessoa em situação de vulnerabilidade.

Barras laterais nas paredes

Para quem tem idosos em casa, as barras de segurança na parede são bem importantes. A instalação de barras laterais é uma atitude inteligente para quem quer evitar acidentes domésticos no banheiro.

Além da área do chuveiro, tente instalá-las também próximas do vaso sanitário, da pia e de todos os locais que costumem ficar mais úmidos. Uma boa ideia é também colocar tapetes antiderrapantes dentro e fora do box.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

5 + 5 =