Cozinhar é divertido, mas a segurança da cozinha é uma prioridade, principalmente em casas com idosos e crianças. Existem muitos equipamentos e riscos ambientais que podem ser extremamente perigosos nesse ambiente e tomar cuidado com a cozinha faz parte das obrigações de quem se preocupa com a segurança da família.

Objetos afiados, como facas, a porta do forno, os eletrodomésticos e até mesmo as bactérias podem oferecer risco real para todos os moradores da casa. Por isso, observar as regras básicas de segurança na cozinha é um bom hábito a ser desenvolvido.

Acidentes domésticos

A primeira orientação, que é na verdade a regra mais importante, é: sempre preste atenção no que está fazendo! Não se distraia com celulares ou outros aparelhos eletrônicos enquanto cozinha e planeje toda a faxina antes mesmo de começar. Além disso, tenha à mão equipamentos de segurança, como panos e extintores de incêndio.

Também é importante estar ciente de quem está no espaço. Por exemplo, as crianças nunca devem ser deixadas sozinhas na cozinha, assim como os idosos que tenham alguma dificuldade de locomoção ou que já tenham uma certa dificuldade para manusear equipamentos afiados.

Quer saber quais são as demais regras básicas de segurança na cozinha? Confira abaixo a lista completa preparada pela equipe do Segurança da Família:

  • Guarde as facas em um bloco de madeira ou em uma gaveta. Existem diversos suportes feitos especialmente para guardar as facas de culinária, que oferecem extra na região das lâminas. Caso precise deixar as facas na gaveta, não se esqueça de deixa-las em uma gaveta fora do alcance das crianças. Uma boa dica também é utilizar travas de segurança para que os pequenos não possam acessá-las.
  • Nunca cozinhe com roupas soltas e mantenha os cabelos longos presos para trás. Você não quer nada pegando fogo acidentalmente, então tome cuidado. Sempre levante as mangas das roupas mais longas e mantenha os cabelos longe das chamas. Ah, a dica de penteado é importante também por outra razão: ninguém quer encontrar um fio de cabelo solto no prato na hora de comer, não é mesmo?
  • Nunca cozinhe enquanto estiver usando jóias penduradas. Pulseiras soltas e colares muito longos podem enroscar nas alças da panela e causar acidentes bem sérios. Deixe as joias e bijuterias bem longe do fogão.
  • Mantenha os pegadores de panela por perto e use-os! Com certeza você já viu uma mãe ou avó segurar panelas e travessas quentes dizendo que já estão acostumadas e não sentem queimar. Não acredite muito nisso! Sempre proteja suas mãos contra o calor e evite queimaduras.

incêndios

  • Vire os cabos das panelas! Enquanto estiver cozinhando (e durante todo o tempo em que a comida estiver quente), deixe os cabos das panelas virados para a área interna do fogão. Assim as crianças não podem pegá-los e os adultos não podem esbarrar acidentalmente neles.
  • Limpe imediatamente tudo o que derrubar. O piso da cozinha tende a ser feito de materiais lisos, que evitam o acúmulo de resíduos e facilitam a limpeza. Mas esse mesmo piso acaba também se tornando extremamente escorregadio quando está molhado. Então mantenha o chão seco para que ninguém escorregue e caia.
  • Compre um extintor de incêndio! Pode ser um portátil, daqueles pequenos que costumamos ter nos carros, mas tenha um sempre à mão. Por mais que ele não seja a peça mais linda de decoração, pode evitar um desastre. IMPORTANTE: aprenda a usar o extintor de incêndio antes do incêndio começar. Você não pode perder tempo lendo as instruções em meio às chamas.
  • Nada de objetos metálicos no micro-ondas! Sim, sabemos que essa dica é bem antiga, mas avisar nunca é demais. Quando você coloca um utensílio de metal no micro-ondas, as ondas provocam faíscas, que não só podem danificar o aparelho, como também dar início à um incêndio.
  • Separe a carne crua e as aves dos outros itens sempre que os usar ou armazenar. Essa precaução evita a contaminação cruzada de bactérias nocivas de um alimento para outro.
  • Lave as mãos antes de manusear alimentos e depois de manusear carne ou aves. As mãos podem ser um trem de carga de bactérias.
  • Não deixe alimentos sensíveis à temperatura expostos na cozinha. Carne crua, peixe e certos produtos lácteos podem estragar rapidamente, então leve à geladeira ou congele-os imediatamente.

Além dessas regras, o Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), listou mais algumas que também devem ser seguidas à risca caso você tenha crianças em casa!

  • Deixar o botijão de gás do lado de fora da cozinha;
  • Proteger as tomadas elétricas;
  • Manter os fios dos eletrodomésticos presos e recolhidos;
  • Deixar os materiais de limpeza em embalagens originais e em armários altos e trancados;
  • Utilizar as bocas traseiras do fogão para frituras;
  • Deixar os objetos cortantes e pontiagudos longe do alcance das crianças;
  • Colocar travas em gavetas, portas e demais aberturas de armários.