É fato que as mulheres que residem sozinhas são um grupo vulnerável de pessoas em um mundo confrontado por vários desafios, que incluem níveis crescentes de criminalidade. Saber como evitar a violência doméstica é essencial para quem mora sozinha.

A realidade é que os lares se tornaram alvos de criminosos que exploram brechas para roubar objetos de valor e ferir pessoas durante esse processo.

relação entre vizinhos

Uma das maiores preocupações de segurança são invasões a domicílios e roubo de carros. Esses crimes podem ser violentos e ocorrer a qualquer hora do dia. Em muitos casos, os criminosos preferem atacar quando os ocupantes estão em casa, chegando ou saindo das residências.

Que dicas de segurança essas mulheres podem adotar para prevenir e se proteger? Como evitar a violência doméstica?

Escolha uma área mais segura

Uma das melhores dicas de segurança para mulheres que moram sozinhas é escolher um local seguro para morar. Antes de se mudar para uma nova propriedade, pesquise a área e a vizinhança que se tornará seu novo lar. Consulte minuciosamente as estatísticas de crimes, os tipos de vizinhos e a segurança geral da área. Esse com certeza é um ponto que ajuda a evitar a violência doméstica

Sistema de segurança doméstica

Se for uma mulher que vive sozinha pela primeira vez, é melhor comprar câmeras de segurança para ajudá-la a se sentir mais segura. As estatísticas mostram que até 88% dos ladrões não atacam uma casa se ela tem um sistema de câmeras de vigilância. Essas câmeras estão disponíveis para o interior e o exterior de uma propriedade. As filmagens ao vivo dessas câmeras podem ser acessadas em telefones e dispositivos móveis, de qualquer local. Isso torna possível acompanhar qualquer atividade suspeita que possa ocorrer quando não estiver em casa.

Feche todas as portas

Às vezes, um ladrão vem de onde menos esperamos – da porta! O simples erro de se esquecer de trancar a porta pode ser um convite aberto aos ladrões. Esteja em casa ou no trabalho, certifique-se de que todas as portas da sua casa estão seguras e trancadas. Sempre verifique quem está do outro lado antes de abrir sua porta para qualquer um. Você também pode criar uma lista de verificação de segurança sobre medidas importantes que você deve seguir dentro e fora de sua casa para permanecer segura.

Cuidado com o que você publica na internet

Com certeza é tentador anunciar ao mundo que você vai sair de férias, mas pense duas vezes antes de compartilhar essas informações online. Não dê pistas de que você está fora da cidade, que mora sozinha ou que vai passar a noite fora.

Plano de saída de emergência

Crie uma estratégia de fuga para os piores cenários, como incêndios ou invasões. Saiba para onde ir, em qual casa você pode ficar segura e chamar a polícia. Ter este plano guardado trará paz de espírito e tornará muito mais fácil lidar com essas situações assustadoras.

Cortinas

Se você vai sair durante o dia, feche as cortinas e persianas. Você não quer que ninguém espreite para ver o que vale a pena roubar ou perceba o que ninguém está em casa. Certifique-se de fechá-las à noite também. Se suas luzes estiverem acesas e a rua escura, as pessoas poderão ver o que há dentro.

Mantenha seu jardim cuidado

O jardim caótico e coberto de vegetação é esteticamente desagradável; o pior, porém, é fornecer esconderijos para os ladrões. Certifique-se de cortar todos os arbustos e sebes e evite o cultivo de plantas grandes perto das janelas.

Nunca se apegue a uma rotina fixa

Um ladrão pode segui-la por dias para registrar sua rotina. Para confundi-los, não siga uma rotina fixa. Por exemplo, você pode ir para casa almoçar durante a hora do almoço, pegar sua correspondência em horários diferentes e, às vezes, fazer viagens diferentes.

mulheres negras morrem

Esteja alerta

Por último, mas não menos importante, fique alerta. Se você notar alguma atividade incomum, ou sentir que algo ou alguém parece um pouco “estranho”, confie nos seus instintos. Ao caminhar pela rua, sempre verifique se alguém a está seguindo ou observando.

As dicas e orientações fornecidas acima podem não eliminar completamente o risco de violência doméstica, mas melhorarão sua sensação de segurança e proteção como mulher que mora sozinha.

Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então,SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia “Como Evitar a Violência“! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar.