Falta de segurança nas universidades

A falta de segurança nas universidades é um problema grave, principalmente nos ambientes mais amplos, como nas universidades públicas, que possuem diversos prédios e campus enormes, com gramados e áreas de lazer. Por mais que todas as universidades possuam profissionais de segurança treinados, os crimes acontecem.

violência nas universidades

Mulheres, LGBTs e outras potenciais vítimas de agressão têm buscado alternativas para combater a violência cada vez mais presente nas universidades. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, em que os casos de assédio, abuso e agressão são relatados com frequência, os jovens começaram a organizar grupos de apoio e proteção a quem está vulnerável.

Segundo pesquisa nacional realizada pelo Instituto Avon com estudantes universitários, 67% das alunas relatam ter sofrido algum tipo de violência em espaços de convívio com a faculdade, 42% afirmam ter sentido medo e 36% dizem já ter deixado de realizar alguma atividade por conta disso. Somente 10% dos homens assumem ter cometido agressão.

Furtos e assaltos

Mas a verdade é que a grande maioria dos casos simples, envolvendo roubo e furto, poderia ser evitada. Confira abaixo como se manter menos vulnerável às ações de bandidos.

roubos e furtos de veículos

  • Não ande sozinho no campus à noite. Sempre caminhe com um grupo.
  • Fique em uma área bem iluminada e com grande circulação de pessoas
  • Sempre tranque o carro, feche as janelas e mantenha objetos de valor fora de vista, mesmo dentro do estacionamento.
  • Conheça os locais e os telefones de emergência onde você pode pedir ajuda, se necessário.
  • Não corra ou ande de bicicleta à noite ou em áreas desconhecidas.
  • Se alguém tentar roubá-lo, abandone seus objetos de valor sem resistência. Sua vida é mais importante que suas posses.
  • Não coloque seu nome, endereço, número de telefone, número de licença ou outros identificadores em seu chaveiro.
  • Não leve objetos de valor para festas fora do campus e, se você não reconhecer a maioria das pessoas, saia com um amigo.
  • Sempre conte a alguém para onde você está indo.
  • Sempre conte a alguém quando chegar em casa.
Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

5 + 3 =