Especial Setembro Amarelo

Neste mês é realizada a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ação se estende por todo o mês e é marcada por diversas ações, como palestras, passeatas, divulgação de vídeos e, o mais importante: debate e compartilhamento de informações. Criada em 2015 no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a campanha tem como proposta garantir que a causa tenha cada vez mais visibilidade no país.

E o problema a ser combatido é bem sério. Atualmente, 32 brasileiros se suicidam por dia. No mundo, os números assustam ainda mais: é computada uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se suicidam todos os anos. E esses são só os dados computados. Sabe-se que no total, se levarmos em conta os problemas de subnotificação, a estatística é bem maior. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Mas como esperar que as pessoas que sofrem caladas busquem ajuda se não falarmos abertamente sobre os problemas que afetam a saúde mental de todos nós? É preciso que as pessoas se unam em torno dessa causa e é por isso que nós, do Segurança da Família, preparamos um especial de cinco matérias totalmente voltadas à segurança mental.

São elas:

violência contra idosos

A Solidão dos Idosos

Para começar a falar sobre saúde mental, decidimos usar como ponto de partida por uma parcela da população que muitas vezes é esquecida: os idosos. A solidão e a tristeza são problemas cada vez mais presentes na realidade de todos, mas para as pessoas de mais idade essas aflições podem ter consequências bastante graves.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

Catfish

Você sabe o que é “catfish”? E sabe por que incluímos esse tema em nossa semana especial Setembro Amarelo? Pois nós vamos explicar. O termo “catfish” é, na verdade, uma gíria em inglês para falar sobre pessoas que foram enganadas por outras na internet. Normalmente diz respeito a situações em que o “farsante” cria um perfil falso nas redes sociais para se relacionar romanticamente com outras sem dizer quem de fato é.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

Segurança nas escolas

Bullying

O bullying e o cyberbullying podem ser formas de uma violência silenciosa, que nem sempre chega ao conhecimento de pais, responsáveis ou mesmo dos educadores. E o ambiente das escolas do Brasil, no geral, não tem ajudado. Um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em junho, mostrou que as crianças brasileiras são duas vezes mais propensas a precisar lidar com o bullying do que a média geral dos estudantes de instituições de ensino em 48 outros países.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

prevenção ao suicídio

Prevenção ao Suicídio

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. É um cenário grave, que necessita de atenção urgente, desde a infância. Quando falamos em “prevenção” ao suicídio, é preciso que se entenda que, assim como o próprio ato de tirar a vida em si, tudo é muito subjetivo. Não há uma fórmula mágica para evitar que as pessoas cheguem ao ato extremo, mas há sim formas de ajudar e orientar.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

relacionamento abusivo

Relacionamentos abusivos

Você já sentiu que alguma coisa estava errada em seu relacionamento, mas não conseguiu identificar exatamente o que? Já teve a sensação de que as brigas de vocês eram diferentes – bem mais graves e frequentes – do que as de outros casais? Já sentiu culpa por não conseguir mudar e ser aquilo que seu parceiro desejava? Se responder “sim” para alguma dessas questões, fique de olho. Você pode ter passado por um relacionamento abusivo.

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA COMPLETA

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

− 2 = 2