Depois de registrar o triste recorde de Mortes Violentas Intencionais em 2017, com quase 31 mortes a cada 100 habitantes, de acordo com o Anuário de Segurança Pública, o Brasil pode, nos anos de 2018 e 2019, experimentar a sensação de ver esses índices caírem. Mas, infelizmente, por pouco tempo. Em 2020 os números voltaram a subir e sem a certeza de que podemos contar com as autoridades para nos proteger e resolver o problema da violência no país, cabe a cada um de nós pensar Como Evitar a Violência para garantir a segurança dos nossos familiares.
Contextualizando melhor o que queremos dizer, vamos lembrar que 2020 foi um ano de perdas incomparáveis, com centenas de milhares de pessoas perdendo a vida em plena pandemia de Covid 19. O que muita gente imaginava é que com o acesso restrito às ruas, medidas de distanciamento social e cada vez menos pessoas circulando, a criminalidade seria diretamente afetada. Infelizmente, não foi o que ocorreu. Além de lidar com um dos momentos mais complicados da história do mundo, muitas famílias sofreram também com o aumento do índice de Mortes Violentas Intencionais.
A categoria soma homicídios dolosos (83% do total), latrocínios (2,9%), lesões corporais seguidas de morte (1,3%) e mortes decorrentes de intervenções policiais (12,8%). Foi para tentar compreender como chegamos a esses números tão tristes justamente em um ano de pandemia, além de fornecer conhecimento sobre como evitar a violência, que o Segurança da Família preparou este especial!
Nas matérias abaixo vocês encontrarão dicas de segurança urbana, segurança da mulher, segurança infantil e segurança racial. Confira!
Como evitar roubo e furto de veículos
Apesar de ser uma das categorias elencadas pelo Anuário de Segurança Pública que ter uma queda significativa de 2019 para 2020, com -26% de ocorrências de um ano para o outro, o roubo de furtos e veículos é um problema sério no Brasil. Tão comum que já parece até banalizado (quem nunca ouviu o comentário “melhor não parar aí, que roubam”?), o crime acontece das mais diversas maneiras, mas é possível se proteger. Duvida? Então vem entender melhor como evitar roubo e furto de veículos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
Como reconhecer sinais de violência contra a mulher
Com o aumento das medidas de restrição impostas para tentar conter o aumento da pandemia de Covid-19 em todo o Brasil, um grave problema precisou ser monitorado: a violência contra a mulher. A maior preocupação foi que essas mulheres vítimas estariam durante um longo período isoladas em casa com seus agressores. E é nesse ponto que a ajuda externa pode salvar vidas. Saber como reconhecer sinais de violência contra a mulher é uma necessidade para todos aqueles que se importam com o próximo e querem contribuir para uma sociedade melhor.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
Como evitar a violência contra jovens e crianças
2020 foi um ano difícil para os brasileiros de todas as idades. E não dizemos isso pensando apenas nas medidas de restrição necessárias para conter a pandemia de Covid-19. Crianças, jovens e adultos tiveram também que lidar com o aumento da violência e das estatísticas de Morte Violenta Intencional. Mais do que lidar com a falta de aulas presenciais e do contato escasso com família e amigos, em 2020 ao menos 267 crianças de 0 a 11 anos e 5.855 crianças e adolescentes de 12 a 19 anos foram vítimas de mortes violentas intencionais. Evitar a violência contra jovens e crianças é uma urgência no nosso país.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
A descriminação racial no Brasil
Por mais que seja cada vez mais comum que debates sobre a descriminação racial no Brasil, o atual cenário de preconceito e violência contra a população negra no Brasil está longe de ser um problema pequeno. De acordo com o Anuário de Segurança Pública 2021, por exemplo, os números pouco mudaram desde 2019 (e continuam bastante preocupantes).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
⇒ Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então, SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia COMO EVITAR A VIOLÊNCIA! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama? CLIQUE AQUI!
|
Envie seu Comentário