Se você é um usuário do iPhone, provavelmente já deve saber que possui um smartphone com um desempenho bastante satisfatório no que diz respeito à segurança do sistema operacional. De vez em quando, claro, existem alguns estranhos sustos, como quando o novo iPhone 11 foi lançado com uma vulnerabilidade de segurança confirmada.

No entanto, a verdade é que a Apple tem um sistema operacional bastante seguro. Mas isso não significa que você pode ou deve ignorar as inúmeras ameaças à sua segurança de dados.

Seja criativo com seu PIN

Uma das maneiras mais fáceis de proteger seu iPhone é escolher um código PIN verdadeiramente aleatório. Não use sua data de nascimento, número de telefone ou número de identificação.

Leia também: Como criar senhas seguras.

Preste atenção a aplicativos falsos

Para evitar ser vítima de golpes, reserve um tempo para verificar a legitimidade do aplicativo antes de fazer o download. Vá ao site do revendedor no navegador móvel e procure um link para o aplicativo em um site oficial, por exemplo. Os principais casos de tentativa de fraude acontecem justamente após a instalação de apps falsificados.

Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)

O 2FA, como o leitor de impressões digitais do seu telefone, adiciona uma segunda camada de segurança às suas contas. Esse passo simples diminui significativamente o risco de alguém acessar maliciosamente seu dispositivo. Porém, evite usar mensagens de texto SMS para esses códigos de autenticação de dois fatores. Elas são o elo mais frágil do sistema de 2FA.

Proteja seu SIM

Coloque um PIN no seu SIM do iPhone. Com isso, se o seu telefone for roubado, os ladrões não poderão usá-lo. Mesmo se você tiver a autenticação de dois fatores ativada, os ladrões podem conseguir acessar seu SIM em outro telefone e, com isso, invadir suas contas.

Não entre automaticamente em redes Wi-Fi

O risco de o seu iPhone se conectar automaticamente a um local Wi-Fi salva aumenta suas chances de um ataque. Para os usuários do iPhone, é recomendável que, para cada ponto de acesso Wi-Fi aberto e salvo, a função de ingresso automático seja desativada.

Limpe antes de vender

Remova o iPhone da conta da Apple antes de vender ou passar para um membro da família. Caso contrário, o dispositivo continuará sincronizado com a sua conta. O conselho oficial da Apple também recomenda desemparelhar seu Apple Watch, fazer backup do iPhone, sair de suas contas Apple e usar a opção “apagar todo o conteúdo e configurações” antes de entregar seu aparelho para terceiros.

Use menos aplicativos

Quando você não precisar mais usar um aplicativo, exclua-o. E quando precisar novamente, faça o download de novo. Além disso, remova os cookies com frequência. Isso dificulta que empresas de mídia social coletem informações e acompanhem você. Todo aplicativo adicional no seu iPhone aumenta sua superfície de ataque.

Use o modo avião

Use o modo avião ou desligue o iPhone quando não estiver em uso. Tire algum tempo de inatividade para obter equilíbrio e segurança. Seu telefone não pode ser invadido quando você o desliga completamente. Então, aproveite para desligar o dispositivo naqueles momentos em que precisar de uma folga off-line.