É tempo de celebrar, reunir a família, os amigos, fazer um balanço do ano que passou e renovar os votos para um novo ano que está prestes a começar. O que teria tudo para ser somente clima de comemoração pode se transformar em um grande transtorno, por isso é fundamental estar atento às dicas para segurança nas festas de final de ano.

Aglomerações, multidões, confusão entre pessoas que fazem parte do mesmo grupo, abuso de álcool e a falta de atenção aos detalhes em meio ao clima de descontração das festas é o combo perfeito para a ação dos criminosos.

Eles se aproveitam desses tipos de distração e efetuam assaltos, roubos e furtos em momentos que deveriam ser especiais e memoráveis e se tornam verdadeiros pesadelos.

segurança nas festas

Como muitas pessoas optam por viajar ou preferem aproveitar a celebração, o Reveillón é uma das datas mais vulneráveis para questões de segurança nas festas. Outro ponto preocupante nesse cenário é de crianças e adolescentes que podem se perder de suas famílias, por isso a atenção e as medidas de proteção devem ser redobradas.

Segurança nas festas: dicas para aproveitar

Você pode se proteger da ação de criminosos nas comemorações de final de ano. Seja no Natal, no ano novo ou mesmo em confraternizações dessa época, algumas dicas são fundamentais para a sua segurança;

  1. Atenção ao ambiente:se perceber o início de uma confusão, retire-se o quanto antes;
  2. Objetos de valor:se possível, evite levar objetos de valor e muito visados por criminosos, como smartphones e câmeras. Fugir das carteiras também é uma boa alternativa, optando por levar documentos, cartão e uma pequena quantia em dinheiro;
  3. Bolsas pequenas e próximas ao corpo:caso você não consiga deixar de levar uma bolsa e seu celular, prefira os modelos pequenos e que você consiga deixar bem próximo ao corpo, na parte da frente. Prefira as opções bem fechadas;
  4. Combine um ponto de encontro:grandes aglomerações podem fazer com que você se perca do seu grupo. Combinem pontos de encontro e estratégias caso isso aconteça;
  5. Atenção redobrada às crianças:fique sempre atento aos pequenos e, para melhorar a segurança, coloque nela uma pulseira de identificação com dados da família;
  6. Busque ajuda:se for provocado, agredido ou se ver em meio a uma briga, confusão ou mesmo arrastão, não revide e busque ajuda de seguranças e uma equipe devidamente preparada. Registre um boletim de ocorrência.

Para manter a casa em segurança

Em época de festas de fim de ano, os roubos e furtos crescem. Por isso, a prevenção e o aumento da segurança são pontos importantes para manter o bem estar das famílias.

A segurança deve começar pelos portões da casa. A recomendação é de que tenha no mínimo 2 metros de altura para impedir que os criminosos entrem pela porta, que é o principal meio de acesso.

Outros dois pontos importantes são as janelas e a porta. Elas devem ser reforçadas para conter possíveis arrombamentos. Além disso, trocar cadeados e correntes é recomendado.

Ah, e nada de deixar objetos de valor, como bicicletas, tablets, acessórios de carro, no jardim ou quintal que tem vista para a rua. Eles podem ser o chamariz para uma invasão.

segurança nas festas

Fogos de artifício

  • Observe as instruções da embalagem dos explosivos, eles podem ter diferentes procedimentos;
  • Sempre verifique a data de validade do produto;
  • Em hipótese alguma acenda os fogos dentro de residência ou próximo de prédios.
  • Observe se há árvores nas proximidades, elas podem propiciar incêndios;
  • Jamais solte os fogos próximo à rede elétrica ou postos de gasolina;
  • Solte apenas um fogo ou rojão por vez, em lugares abertos;
  • Jamais, sob nenhuma hipótese, use as mãos para soltar os fogos e rojões;
  • Não guarde os artefatos no bolso ou o aproxime do rosto;
  • Apenas maiores de idade estão autorizados a acender fogos de artifício;
  • Caso o artefato falhe, não tente reacendê-lo;
  • Compre fogos de artifício apenas com o selo do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que assegura a qualidade e segurança do produto;
  • Adquira em lojas que possuam autorização para a comercialização;
  • Se ingerir álcool, não manuseie os artefatos;
  • Em caso de queimaduras, lave com água corrente e não utilizar produtos sem indicação médica. Em casos de acidentes mais graves, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros: 193.

Em caso de acidentes

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os acidentes com fogos de artifício podem causar queimaduras, amputação dos dedos e até da mão, além de lesão nos ouvidos. Se uma bombinha explodir próximo dos olhos, por exemplo, ainda pode causar cegueira.

Em caso de acidentes, os bombeiros recomendam que a pessoa procure por socorro. Enquanto não houver atendimento no hospital, deve-se cobrir a queimadura com um pano limpo e ficar atento:

  • Nunca fure as bolhas. Elas servem para proteger a área queimada;
  • Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões;
  • Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos;
  • Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo.