Dicas de segurança em encontros

Quando você encontra uma nova perspectiva romântica, seja ela online ou não, claro que a sua primeira preocupação não é com a segurança. Ao iniciar um relacionamento ou mesmo um flerte, as pessoas estão preocupadas em conhecer o outro, trocar experiências, dividir uma vida. Não em incluir um spray de pimenta na bolsa antes do primeiro encontro.

E isso é super saudável! Por isso mesmo, não vamos aqui te passar uma lista gigantescas de cuidados que vão acabar te deixando paranoico, mas sim dicas que podem te ajudar a estar seguro, mas sem acabar com a magia e o romance.

Leia também: Golpe dos Nudes afeta os idosos

– Não dê detalhes muito pessoais para um estranho

Será que o seu pretendente realmente precisa saber onde você foi criado e o nome de solteira de sua mãe? Pois é, não precisa. Bate-papo sobre coisas como seu cargo, empresa onde você trabalha, faculdade onde você frequentou ou vizinhança em que você mora são típicos tópicos de conversa fiada online, mas eles não são tão inofensivos. Divida sim informações, isso é importante para que vocês possam se conhecer, mas em um primeiro momento não fale sobre endereços, locais exatos de trabalho ou mesmo informações detalhadas sobre a sua família.

– Pesquisar alguém não é paranoico, é inteligente

Se você soubesse antecipadamente que seu pretendente já é comprometido, você provavelmente cancelaria o encontro. Então, nesses tempos modernos, uma leve busca nas redes sociais não faz mal a ninguém. Só não se empolgue! Nada de se tornar um perseguidor. Olhe informações básicas: se é de fato uma pessoa solteira, se tem amigos em comum com você, se é a mesma pessoa das fotos que você viu. Ah! E se ele for fake nas redes, cuidado redobrado!

– Escolha locais públicos nos primeiros encontros

Pense em parques, restaurantes, cafeterias, bares, ou qualquer lugar público. Tente escolher lugares com os quais você esteja familiarizado. Até que você possa ter certeza de que a pessoa é confiável, não vá a encontros em que vocês ficarão sozinhos e nem em trilhas ou locais muito remotos. Apesar de romântico, esse programa a dois pode ser bem perigoso.

– Confie em seu instinto

Se seus instintos estão lhe dizendo que algo está errado, acredite neles. Se você acha que alguém mentiu para você, se não consegue acreditar que a pessoa é quem diz ser, simplesmente cancele o encontro. E se já estiver no meio do jantar, termine de comer, arrume uma desculpa e vá para casa!

– Avise um amigo sobre seu encontro

Sempre diga a outra pessoa para onde você está indo e com quem você está, e fale com seus amigos ou com um membro da família durante o encontro. Claro que rapidamente, ninguém quer que você passe todo o encontro conversando com a sua mãe. Mas ter alguém ciente de onde você foi, que horas pretende voltar e se a conversa está indo bem ou não, pode fazer muita diferença para sua segurança.

– Cuidado com o álcool

Esteja ciente de seus limites e não beba a ponto de perder o controle da situação. É importante também ficar de olho no seu copo ou garrafa para garantir que ninguém acrescente nada.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

70 − 67 =