O que é romance scammer? Saiba se proteger

Depois de muitas desilusões amorosas, você conhece uma pessoa bacana, que tem tudo a ver com você, que te procura com frequência, quer saber sobre o seu dia e se diz  apaixonada. Parece um sonho, não é mesmo? E seria, se não fosse um detalhe: o relacionamento é todo virtual e a sua cara metade, na verdade, é um golpista. Saiba o que é o romance scammer.

O chamado romance scammer é mais uma das muitas armadilhas que estão espalhadas pelas redes sociais. Aplicado principalmente no Facebook, o golpe tem como público alvo mulheres mais velhas, divorciadas e com carreiras bem sucedidas – afinal, é preciso ter dinheiro em jogo para que o golpe seja considerado um sucesso.

Depois de envolverem as mulheres na conversa e nas promessas de amor, os criminosos começam a relatar problemas financeiros, normalmente que envolvem doenças ou situações que ameaçam o bem estar da própria família.

Já envolvidas no romance, as mulheres se prontificam a ajudar e acabam tendo enormes quantias de dinheiro arrancadas pelos golpistas. Mais do que apenas roubar dados ou dinheiro, o scammer envolve sedução, manipulação de mentes, e deixam sequelas muitas vezes irreparáveis nas vítimas.

Golpe do falso premio

Para oferecer apoio psicológico para as vítimas, grupos intitulados “caça-scammers” estão espalhados pelas redes sociais. Não sofra sozinha, procure ajuda!!!

Os aplicativos de relacionamento e as redes sociais mudaram a cara do namoro online, expandindo as possibilidades de se encontrar um novo amor. Porém, nenhum site ou app de relacionamento realiza verificações de antecedentes nem examinam nenhum de seus usuários, portanto, você precisa estar atenta.

Você nunca deve compartilhar informações pessoais com ninguém pela internet até conhecer a pessoa fisicamente, muito menos realizar qualquer tipo de transferência de dinheiro ou pagamento de contas para ela.

Não forneça seu endereço de e-mail ou número de celular até que se sinta confortável em encontrar a pessoa “ao vivo”, para que possa ter certeza de que ela é quem diz ser.

Mas, como sabemos, é difícil mandar no coração. Então, caso já esteja envolvido em um romance scammer, salve e imprima todas as conversas que tiveram, principalmente aquelas em que é falado sobre dinheiro, e procure a delegacia de crimes virtuais mais próxima da sua casa. Também, além de procurar a Polícia Civil para o registro de ocorrência, contrate um advogado para tentar reaver os valores.

A polícia não trabalha para restituir valores e sim para investigar o crime.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

35 − 29 =

1 comentário

  1. Enviado por Marlene 09/10/2019 14:57 | Responder

    Tem um cara que se diz ator Fabrizzio Bergmann(google) tem perfil no face e insta, dá esse golpe se fazendo de ator e esposa de psicóloga. Estelionatários