O golpe de sextorsão, que ameaça expor supostos vídeos íntimos ou fotos sexuais da vítima na internet, já chegou aos e-mails de mais de 27 milhões de pessoas, segundo a empresa de segurança digital Check Point, tendo arrecadado o equivalente a mais de R$ 400 mil somente nos últimos cinco meses.

Um golpe que apavora famosos e anônimos, ele envolve mais do que apenas dinheiro e links com vírus. Sob a ameaça de divulgação de fotos ou vídeos íntimos das vítimas, os criminosos causam um verdadeiro terror psicológico em quem é abordado.

Normalmente por meio de e-mails bastante convincentes e ameaçadores, os criminosos pedem que as vítimas façam pagamentos para que sua intimidade não seja revelada para a família e amigos. O valor deve ser feito por moedas digitais, como bitcoins, em no máximo 24 horas.

O que torna tudo ainda mais “real” é que normalmente informações confidenciais das vítimas, como senhas de e-mail, são colocadas logo no assunto do e-mail. É uma forma nada sutil dos criminosos te dizerem “nós realmente temos acessos aos seus arquivos pessoais”.

Variação do golpe

Ultimamente uma variação desse tipo de crime tem tirado o sono de alguns idosos. Isso porque alguns casos relatados somam prejuízos de mais de 20 mil reais.

Mas, afinal, que golpe é esse? Chamado de “Golpe dos Nudes”, ele consiste em um esquema elaborado de extorsão que começa por meio dos aplicativos de relacionamento ou redes sociais e evolui para o Whatsapp.

Tudo começa com os criminosos – a grande maioria presidiários – criando um perfil falso na internet. Eles se passam por uma garota jovem, que utiliza ativamente as redes sociais, e começam a caça às vítimas. Os perfis preferidos são as pessoas de mais idade e sozinhas.

Depois de identificar o alvo, os criminosos enviam uma solicitação de amizade e, se aceita, a ação começa. Com simpatia e um aparente interesse romântico na vítima, a tal “garota” começa a conversar diariamente com o idoso, conta histórias do dia a dia, diz que gostaria de encontrar com ele pessoalmente. O “relacionamento” segue até o momento em que ela envia fotos nuas e pede para que o idoso envie também.

E é aí que o pesadelo começa. Depois da troca de nudes, o idoso começa a receber mensagens de ameaça e extorsão. O motivo? A garota na verdade seria menor de idade e o pai dela teria descoberto o caso e estaria ameaçando denunciá-lo para a polícia. Para que o pai desista da denúncia, a vítima precisa fazer um depósito. E a quantia é sempre bem alta.

difamação na internet

Como se proteger do golpe

Recebeu e-mail com ameaças de exposição de vídeos íntimos? Em primeiro lugar, não se desespere, pois é possível que o golpista não tenha nada seu. Em seguida, acesse o site Have I Been Pwned? e verifique se a senha do seu e-mail foi vazada. Caso ela esteja entre os códigos disponíveis na rede, troque-a imediatamente.

Também é essencial verificar se os sistemas operacionais do computador, celular e tablet estão atualizados, além de fazer uma varredura nos dispositivos com antivírus e outros programas de segurança.