Se os hackers podem invadir grandes corporações, que contam com toda a atenção à segurança cibernética, o que os impede de buscar empresas menores que não podem pagar o mesmo nível de proteção? Pois é, as micro e pequenas empresas também estão em risco. Mas a boa notícia é que a segurança de dados não é algo fora do alcance.

Para quem não tem como pagar um grande sistema de proteção, preparamos uma lista com dicas que simples, acessíveis e que vão garantir um sono mais tranquilo para os pequenos empresários.

1. Melhore a proteção de senha

Já conversamos muitas vezes aqui sobre a importância da senha! Senhas fortes são obrigatórias! Uma senha forte geralmente é definida como uma senha que demoraria muito tempo para ser adivinhada ou quebrada. E isso é possível de alcançar em poucos passos. O primeiro deles é nunca utilizar a mesma senha para todas as suas contas!

Mais formas de criar uma senha poderosa, você encontra aqui!

2. Limitar o acesso

A segurança em camadas pode ajudar a manter os dados mais confidenciais protegidos, mesmo se o seu sistema sofrer uma violação. Isso significa limitar o acesso a certos tipos de informações e adicionar níveis de proteção, como senhas adicionais, criptografia e assim por diante.

  1. Monitore Dispositivos Pessoais

Como uma pequena empresa, você pode não ter capital para fornecer dispositivos como laptops, tablets e smartphones para os funcionários usarem. Em outras palavras, os funcionários podem usar dispositivos pessoais para acessar os dados da empresa.

Nesse caso, você precisa criar políticas que permitam ao administrador da rede instalar software de monitoramento, enviar atualizações automáticas de segurança e solicitar alterações regulares de senha. Você não precisa necessariamente invadir a privacidade pessoal em tais situações ou proibir softwares e aplicativos específicos. No entanto, você deve proteger sua empresa se os funcionários colocarem sua rede em risco ao usar seus dispositivos pessoais.

4. Treinar funcionários

Mesmo com a equipe de suporte técnico instalada, os funcionários inadvertidamente causam violações se você não os treinar de forma adequada . Certificar-se de que os funcionários entendam como usar os recursos da empresa precisam receber as orientações necessárias de proteção e cabe a você organizar um treinamento eficaz!

5. Plano para ataque

Você precisa trabalhar com um consultor de TI experiente ou com uma equipe de TI interna em um plano de ataque para caso ocorra uma violação de dados. Como esses ataques são comuns, é melhor se preparar para o pior. Ter um backup instalado pode ajudar a colocar sua empresa de volta em operação em caso de perda de dados.

roubo de dados

6. Hackeie-se

Uma das melhores maneiras de encontrar vulnerabilidades é contratar empresas de consultoria ou especialistas de TI apropriados para auditar seu sistema em busca de pontos fracos. A partir daí, você pode começar a fazer alterações que protegerão melhor sua empresa, sua rede e sua clientela.