Começa neste dia 18 mais uma Semana Nacional do Trânsito. A ação, que envolve todo o país, foi criada para dar mais ênfase ao Dia Nacional do Trânsito, que é comemorado em 25 de setembro.
O principal objetivo da data é desenvolver uma maior conscientização social sobre os cuidados básicos que todo motorista deveria ter ao dirigir, alguns dos quais já enumeramos por aqui.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Em 2019, a semana tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem as ruas em um ambiente seguro. O tema “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade nos países membros.
Temas como a proteção dos ciclistas, a preservação da vida, o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, a bicicleta nas férias escolares e o seu convívio os carros, serão trabalhados pelos policiais, escolas e entidades ligadas ao trânsito.
E as campanhas ultrapassarão a semana temática e devem se estender até 2020, quando os motociclistas é que serão alvo. Em janeiro, o mote será “respeite o motociclista, respeite a vida”. Em fevereiro, a valorização da Lei Seca e sua importância na redução de acidentes. Em abril, a ideia de que o capacete é vida será trabalhada.
Por fim, a campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor será apresentada.
E conscientizar a população sobre os perigos do trânsito, é indispensável. Isso porque a taxa de mortalidade dos brasileiros nesse cenário é extremamente alta. Em 2016, quando foi realizado o último levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o país registrou 37.345 mortes decorrentes de acidentes automobilísticos. O número equivale a aproximadamente 102 vidas perdidas por dia.
Atitudes de respeito
Para tentar virar esse jogo, é importante que ações como a “Semana do Trânsito” tenham foco no ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito. Só assim será possível ver, aos poucos, as estatísticas alarmantes de acidentes diminuírem.
Todo mundo conhece alguma dica mirabolante de segurança no volante. Seja para evitar assaltos ou para diminuir as chances de colisão. Mas o que acontece é que em meio a tantas orientações, as mais básicas (aquelas que aprendemos na autoescola) acabam sendo esquecidas.
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes são:
- Não dirigir alcoolizado;
- Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
- Não ultrapassar o limite de velocidade;
- Usar sempre o cinto de segurança;
- Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
- Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.
Envie seu Comentário