Dicas esquecidas de segurança no trânsito

Todo mundo conhece alguma dica mirabolante de segurança no trânsito. Seja para evitar assaltos ou para diminuir as chances de colisão. Mas o que acontece é que em meio a tantas orientações, as mais básicas (aquelas que aprendemos na autoescola) acabam sendo esquecidas.

Será que você se lembra de todas elas? Para garantir que você dirija com mais cautela e garanta a segurança da sua família, listamos aqui as dicas de segurança no trânsito que todo mundo deveria lembras (mas às vezes esquece).

Coloque o banco na posição correta

Durante as aulas na autoescola, você se lembra quais eram as primeiras coisas a fazer? Pois é, ajustar o banco era uma delas! O problema é que na correria do dia a dia acabamos apenas entrando no carro e dando a partida, sem nos preocupar se os ajustes estão todos corretos.

Mas encontrar a posição ideal faz com que a coluna se apoie no encosto por completo, permitindo que os pedais sejam acionados sem esforço. Membros muito esticados ou dobrados podem causar desconforto e se tornar um risco para a segurança no trânsito.

carro roubado

Ajuste também os retrovisores

Se a posição do banco é importante, acho que nem deveríamos precisar falar dos retrovisores, não é mesmo? Para evitar pontos cegos (e assim estar menos vulnerável a colisões e assaltos), você deve se certificar de que os chamados “pontos cegos” do carro estão visíveis.

Os espelhos laterais devem ser posicionados de modo que a lateral do carro não fique visível. Já o retrovisor interno tem que contemplar todo o vidro traseiro, para que não seja necessário fazer muitos movimentos com a cabeça para enxergar o que se passa na parte traseira do veículo.

Cuidado com os aparelhos de GPS

Sabemos que tanto os aplicativos de geolocalização quanto os aparelhos de GPS chegaram para mudar a forma como se dirige. Eles informam acidentes, caminhos, trânsito, radares e até buracos na via, além de serem já quase que uma extensão do veículo. É difícil conhecer alguém que não utiliza o equipamento mesmo nas viagens mais triviais.

Pois saiba que, apesar de ajudar, ele pode te colocar em grande risco se você for adepto de salvar endereços como “casa”, “trabalho” ou “namorada” na memória do APP. Isso porque em caso de assalto provavelmente o seu GPS será levado junto.

carro roubado

Imagine que, com isso, o ladrão terá: o seu carro, o seu endereço e, muito provavelmente, a chave da sua residência (que deve estar no chaveiro do carro, não está?). Pois então não grave endereços e ande com a chave de casa em um outro chaveiro, de preferência dentro do seu bolso.

Esqueça o freio se o pneu estourar

Frear abruptamente ao escutar um pneu estourar é um reflexo, uma reação automática, mas que deve ser evitada! Isso porque as freadas bruscas nesses casos podem fazer com que o carro rode ou até capote.

O ideal é reduzir gradualmente a velocidade. Dessa forma, você consegue sinalizar aos outros motoristas para chegar com segurança ao acostamento ou a outro local menos movimentado.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

2 + 4 =