Em outubro diversos países celebram o mês da segurança digital! Confira dicas de como se proteger nas redes!

Você sabia que em outubro diversos países da Europa e os Estados Unidos preparam divulgações especiais sobre segurança digital? Pois é, o Mês da Segurança Digital foi criado para aumentar a conscientização sobre as ameaças que nos cercam todos os dias durante a navegação.

brigas nas escolas

E é pensando em como incluir você neste período de reflexão sobre exposição digital e crimes cibernéticos que separamos algumas das principais dicas que você deve seguir para que não se torne a próxima vítima dos criminosos online.

Crie senhas seguras

As senhas são uma importante parte da nossa segurança de dados. Seja para e-mails, dispositivos móveis ou cartões do banco, se proteger com uma senha forte é essencial para que você evite a perda de informações pessoais e dinheiro.

Primeiro de tudo, você precisa entender que para hackear uma senha os criminosos, normalmente, tentam fazer o login com o maior número possível de tentativas, até que ela seja quebrada (descoberta).

Quanto mais comum for a senha, mais fácil de ser hackeada. Palavras óbvias do seu cotidiano (como nome do seu animal de estimação ou do seu filho), repetições numéricas, aniversários, todas as senhas óbvias acabam tornando a vida dos cyber criminosos muito mais fácil. Outro problema comum é que muitas empresas mantêm uma senha padrão, como “admin” por exemplo, para que todos os funcionários. Apesar de facilitar o trabalho dos gestores, isso faz com que os equipamentos estejam muito mais vulneráveis.

Saiba como criar uma senha segura clicando aqui.

Tenha cautela ao usar o internet banking

Banco online é bom e conveniente, mas também oferece certos riscos. Assim como você ouve falar de pessoas sendo roubadas em caixas eletrônicos ou têm seus cartões clonados, as contas online também apresentam vulnerabilidade.

Por isso, é preciso que você tome uma série de medidas de segurança antes de começar a realizar transações financeiras online, seja pelo internet banking ou pelo aplicativo do banco.

Saiba como estar protegido e veja as dicas completas clicando aqui.

Não use redes Wifi abertas

Sabe quando você chega em um restaurante e encontra aquela placa de “Wifi grátis”? Dá uma alegria sem tamanho, não é mesmo? Pois não se conecte lá! Quando você utiliza uma rede aberta, sem senha, fica mais vulnerável. Isso porque tanto você quanto todas as outras pessoas do local, inclusive as mau intencionadas, estarão conectados na mesma rede. Isso quer dizer que se alguém quiser se aproveitar para invadir o seu computador, poderá fazer isso com muita facilidade.

Golpe do falso premio

Não esqueça de desconectar

A dica agora seria: nunca use computadores que não são seus. Mas sabemos que isso é complicado, afinal você pode não ter um computador pessoal ou pode precisar usar o equipamento do trabalho ou da faculdade. Então, o que vamos dizer é: CUIDADO. Não utilize o internet banking em um computador compartilhado, nunca.

Além disso, sempre que se conectar em qualquer conta de e-mail ou rede social em um computador público, lembre de desconectar assim que terminar de usar. Assim você se previne para que outras pessoas não acessem sua conta. Não espere o momento de desligar o computador para começar a se desconectar, pois você pode esquecer algum site logado. Tente sempre que terminar de usar aquela rede específica já se deslogar, antes de continuar o restante da navegação.

Confira mais dicas para o dia a dia clicando aqui.