Banco online é bom e conveniente, mas também oferece certos riscos. Assim como você ouve falar de pessoas sendo roubadas em caixas eletrônicos ou têm seus cartões clonados, as contas online também apresentam vulnerabilidade. Por tanto, confira dicas para

minimizar os riscos às suas finanças.

Escolha uma conta com autenticação em duas etapas

Escolha uma conta bancária que ofereça alguma forma de autenticação em duas etapas. Atualmente, muitos bancos oferecem dispositivos ou QR Codes que podem ser usados para gerar um código exclusivo cada vez que você faz login. Esse código só é válido por um período de tempo muito curto e é necessário além de suas credenciais de login, como as senhas convencionais.

Golpe do falso premio

Crie uma senha forte

Se o seu banco exigir uma senha gerada pelo usuário para acessar contas on-line, escolha uma que seja forte. Sempre evite palavras ou frases comuns e nunca crie senhas que contenham seu nome, iniciais ou data de nascimento. Se o seu banco permitir, mude sua senha a cada poucos meses.

Se seu banco solicitar que você forneça respostas a algumas perguntas de segurança padrão, lembre-se de que a resposta que você dá não precisa ser a verdadeira, somente algo que você não vá se esquecer.

Colocar uma resposta diferente para perguntas como “qual o nome do seu animal de estimação”, por exemplo, pode ser uma medida extra de segurança.

Proteja seu computador e mantenha-o atualizado

No mínimo, verifique se você tem um firewall ativado e se está executando um antivírus. Isso garantirá que você esteja protegido contra cavalos de Tróia, keyloggers e outras formas de malware que possam ser usadas para obter acesso a seus dados financeiros.

Você também desejará manter seu sistema operacional e outros softwares atualizados para garantir que não haja brechas de segurança presentes.

lidar com os haters

Evite clicar em e-mails

Nenhuma instituição financeira que se preze enviará um e-mail solicitando que você forneça seus detalhes de login. Se você receber um e-mail que parece ser do seu banco, trate-o com suspeita, pois pode ser uma tentativa de phishing para enganá-lo e entregar suas credenciais.

Em caso de dúvida, ligue para seu banco e confirme a validade da comunicação recebida.

Acesse suas contas de um local seguro

É sempre uma boa prática conectar-se ao seu banco usando computadores e redes que você conhece e confia. Mas se você precisar acessar seu banco a partir de locais remotos, procure um pequeno ícone de cadeado em algum lugar do navegador e verifique a barra de endereço. A URL do site em que você está deve começar com “https”. Ambos agem como confirmação de que você está acessando sua conta por uma conexão criptografada.

Configurar notificações de conta (se disponível)

Alguns bancos oferecem uma facilidade para os clientes configurarem notificações por texto ou e-mail para alertá-los sobre certas atividades em sua conta. Por exemplo, se uma retirada corresponder ou exceder um valor específico ou o saldo da conta cair abaixo de um certo ponto, uma mensagem será enviada. Esses alertas podem informar rapidamente sobre atividades suspeitas em sua conta.

roubo de dados

Monitore suas contas regularmente

Não é preciso dizer que o monitoramento do seu extrato bancário a cada mês é uma boa prática, já que qualquer transação não autorizada aparecerá ali. Mas por que esperar um mês inteiro para descobrir uma discrepância? Com o banco online, você tem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, aproveite-o e verifique sua conta regularmente. Observe todas as transações desde o último login e, se você encontrar alguma anomalia, entre em contato imediatamente com o banco.