Golpe do empréstimo consignado

Saiba como os criminosos se passam por atendentes do INSS e se aproveitam da vulnerabilidade dos idosos no golpe do empréstimo consignado

Os idosos estão na mira de criminosos, chamados “laçadores”, que aplicam diariamente o golpe do empréstimo consignado. Você sabe como eles agem? Sempre nas portas das agências do INSS eles dizem trabalhar para os bancos e oferecem uma forma de dinheiro fácil para aqueles que precisam pagar dívidas.

Como o golpe acontece

A oferta: empréstimo consignado. Seria a melhor forma de empréstimo para os idosos que se encontram em situação de dificuldade financeira, afinal os juros são baixos, as parcelas descontadas diretamente da aposentadoria.

Em empréstimos consignados verdadeiros, somente 30% do valor pago pelo INSS pode ser comprometido. Caso essa margem já esteja comprometida, o empréstimo é automaticamente negado.

Esse é mais um dos atrativos dos tais “laçadores”. Ao abordar os beneficiários na rua, eles logo se apresentam e começam a explicar como o dinheiro pode ser liberado com eles sem burocracia, mesmo que a margem de 30% do salário já esteja comprometida.

O que acontece no golpe do empréstimo consignado é que, na verdade, eles estão oferecendo empréstimos convencionais, de agências privadas, que possuem juros muito mais altos do que o consignado e, aí sim, podem ser feitos independentemente do valor já comprometido da aposentadoria.

O objetivo dos golpistas é oferecer empréstimos altos, com taxas de juros abusivas, fazendo com que o aposentado acredite que, na verdade, aquilo se trata de um produto legal, certificado pelo INSS.

Como se proteger

  • Por mais tentadoras que possam parecer, as ofertas feitas pelos laçadores nas ruas são falsas. Uma empresa séria, que trabalha com empréstimos consignados à aposentadoria não entraria em contato dessa maneira.
  • Desconfie SEMPRE quando a pessoa que estiver tocando a negociação disser que a taxa de 30% de comprometimento da aposentadoria pode ser ultrapassada.
  • Pergunte exatamente quais são os juros embutidos no empréstimo, quais taxas serão cobradas, quanto tempo você demorará para quitar, e em caso de qualquer sinal de abuso, não feche negócio.
  • Tenha sempre em mente que o banco pelo qual você recebe a sua aposentadoria é sempre a melhor alternativa para negociação de empréstimos consignados, principalmente se a negociação for feita diretamente com o gerente.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar da violência, além de conhecer melhor os seus direitos!

Envie seu Comentário

31 − = 26