Já falamos aqui sobre como é importante tomar medidas de prevenção para que a segurança da família seja preservada. Desde dicas de como manter uma boa relação com vizinhos ajuda a manter a comunidade mais segura, apontamentos sobre como ensinar as crianças a lidar com situações de violência… mas e na hora de dormir?

Você sabia que é possível tomar alguns cuidados para que a casa esteja segura até no seu momento de sono? Pensando em como te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, preparamos um post com dicas simples e que podem ser facilmente aplicadas no seu dia a dia!

Cuidado com portas e janelas

A primeira delas, como sempre, é a mais simples! Cheque todas as portas e janelas e se certifique de que todas estão trancadas. Bandidos são, normalmente, movidos pela oportunidade. Então, cabe a você diminuir as possibilidades dele querer aproveitar aquela janelinha aberta para dar uma olhada nos seus objetos de valor.

Além disso, investir em travas e fechaduras com chave tetra é uma boa ideia. Você não vai gastar muito e ainda terá segurança redobrada. Em portões que dão diretamente para a rua, colocar cadeados e correntes ajuda a intimidar o bandido. Ao ver o trabalho que terá para conseguir abrir, ele provavelmente pensará duas vezes.

Itens de valor nunca à vista

Uma televisão 50 polegadas, um computador e um videogame na sala, com a janela aberta, à vista para quem passa pela rua. Essa cena é mais comum do que se imagina e muitas vezes as pessoas não percebem que os itens de valor que tem em casa estão tão expostos.

Deixar objetos expostos durante o dia pode atrair a curiosidade dos assaltantes, que tentarão voltar a noite para buscar. Claro que você não vai passar o dia inteiro com as janelas fechadas, mas posicionar os objetos de valor para que não fiquem tão expostos à rua é importante.

Em casas com portas ou janelas de vidro, é importante usar cortinas, principalmente a noite. É importante lembrar que essas dicas valem tanto para que mora em casa quanto para quem mora em apartamentos baixos, que podem ser vistos – e acessados – da rua. Quanto menos coisa o ladrão achar que vai poder roubar, menores as chances dele querer invadir a sua residência.

Alarmes

Encontre um sistema de alarmes que se encaixe no seu orçamento e nas suas necessidades. Para noites de sono tranquilas, é importante apostar em equipamentos com sensores de presença em locais como a sala, cozinha e o quintal.

Luzes acesas

Não apague todas as luzes da casa, nem na hora de dormir. Sabemos que essa não é uma atitude muito econômica – nem ecológica – mas, principalmente em áreas de risco, dar a impressão de que alguém está acordado na casa pode inibir a ação dos criminosos.

É a mesma lógica aplicada na dica de deixar a luz acesa quando sair a noite. Como já falamos, o ditado “a ocasião faz o ladrão” é bem verdadeiro e se você incluir pequenas dificuldades para que ele invada a casa, provavelmente ele mudará de ideia.

Por fim, caso alguém entre na sua casa, não tente enfrentar. Se possível, se esconda no banheiro ou em algum lugar seguro e chame a polícia. E sempre coopere com o criminoso, sem reações bruscas ou qualquer tipo de enfrentamento. Quanto mais rápido ele entrar e sair, menos risco você corre.