Por mais que a vida moderna nos force a viver mais fechados em nossas casas e apartamentos, pensar em maneiras de educar os moradores do seu bairro ou rua sobre como melhorar a segurança da comunidade pode ser determinante para que a sua família não corra riscos.

Por isso é importante falar com os vizinhos sobre segurança dentro de sua vizinhança e quais são as atitudes que vocês, como grupo, estão adotando para deixar as redondezas de casa mais tranquilas.

Sejam transparentes com os vizinhos

É importante manter os residentes informados sobre tudo o que tem acontecido no bairro e que pode afetar a segurança das suas famílias. Você não gostaria de ser o último a saber sobre um assalto que ocorreu a duas casas de distância, gostaria? Então faça sua parte ao transmitir sempre para os vizinhos as informações que julgar importantes para a segurança da comunidade.

Que tal criar um grupo de whatsapp para que todos possam manter uma comunicação instantânea e eficaz? Só não esqueça de fixar algumas regras para o uso do grupo, ou ele vai virar um grande depósito de memes, imagens de bom dia e vídeos engraçados.

Com o grupo montado, alerte imediatamente os vizinhos em caso de incidentes. Se vir algo suspeito na rua, trabalhe rapidamente para enviar alertas de texto avisando a todos que fiquem dentro de casa. Já se o caso for no passado, como um assalto que já acabou, apenas relate os detalhes de horário, casa que assaltou e qual foi a forma usada pelos bandidos para entrar na residência. Isso pode ajudar para que os demais moradores da rua se protejam de um novo assalto.

Quanto mais informações você fornecer, também poderá ajudar a evitar que os rumores se espalhem e que a segurança da comunidade fique comprometida. Considere enviar um e-mail de acompanhamento destacando o que aconteceu, como foi tratado e o que está sendo feito para impedir que isso aconteça novamente.

Boletim Informativo

Que tal criar um boletim de notícias? Ele pode ser semanal ou quinzenal, e é uma excelente maneira de compartilhar dicas de segurança para os vizinhos. Inclua uma sessão com “dicas”, para que você possa transmitir para todos alguns cuidados importantes, como os que demonstramos acima.

Fique à disposição: seja convidando os moradores a fazer perguntas no boletim ou mesmo perguntando quais assuntos de segurança mais interessam, para que você possa compartilhar no boletim seguinte.  Ao continuar se comunicando com você, é menos provável que eles levem suas preocupações para os demais moradores e transformem os próprios medos em rumores graves.

Incentivar denúncias

Muitas vezes, as pessoas têm medo de denunciar algo suspeito, com risco de reação exagerada. Lembre a todos de que a polícia está à disposição para esse tipo de situação e que denunciar é a melhor forma de acabar com o crime na região. Quanto mais vezes a polícia passar por aquela rua, menores as chances de assalto.