Natal chegando, casas decoradas, muitas luzes! Tudo perfeito para reunir a família no dia 25 e celebrar! Mas, será que nesse momento tão especial não é necessário tomar alguns cuidados de segurança? Acredite: instalar a decoração de natal de forma segura é essencial e pode ser determinante para que você não corra nenhum risco desnecessário.

No ano passado, por exemplo, uma casa no País de Gales foi destruída por um incêndio que começou com a árvore de Natal. Os piscas-piscas estavam na tomada quando a árvore começou a pegar fogo. O mesmo aconteceu em uma praça em Maringá, também em 2018, quando a decoração oficial da cidade foi destruída pelas chamas em plena madrugada.

Com esses exemplos em mente, entenda: a segurança da sua residência depende do seu cuidado e atenção. Por isso, separamos algumas dicas de como decorar a sua casa de maneira segura.

  • Sempre faça a instalação das luzes com o circuito desligado;
  • Não utilize benjamins! E também não faça emendas nos fios do circuito!
  • Distribua entre diferentes pontos da casa o consumo de energia gerado pela decoração natalina. Assim você evita sobrecarga!
  • Desligue as luzes, internas e externas, quando for sair de casa ou dormir.
  • Não se esqueça: as lâmpadas são fonte de calor! Verifique sempre se elas não estão superaquecendo e se não estão próximas de materiais inflamáveis. Além disso, atenção total nas crianças! Elas podem se queimar ao encostar nas lâmpadas!
  • Quando for comprar uma árvore artificial, verifique se ela é certificada pelo INMETRO e se é resistente ao calor.
  • Evite o uso de luzes elétricas e piscas que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
  • Ao comprar um enfeite novo, opte por produtos que utilizam lâmpadas LED, que, apesar de mais caros, duram mais, são mais econômicas e emitem menos calor.
  • Os enfeites também devem ser bem afixados, de forma que não arrebentem durante um temporal, por exemplo.

Além das orientações acima, você precisa se lembrar também dos outros enfeites de natal, principalmente em casas com crianças e animais. Para começar, escolha sempre as bolinhas de plástico para a árvore e se desfaça das antigas que quebram. Além disso, evite deixar fitas e laços na altura da mão das crianças. Elas podem puxar essa parte da decoração e acabar trazendo junto todos os outros enfeites – ou mesmo a árvore, que pode cair em cima dela.

Lembre também:

– Velas: tem um forte poder de atração para as crianças. Colocá-las em lugares que as crianças não possam ter acesso e sempre afastadas de elementos suscetíveis de se queimarem.

Bonecos: enfeites como presépios, anjinhos, renas, bonecos de neve, são muito atrativos para crianças também. Se coloque no lugar dos pequenos. Se os enfeites parecem brinquedos, eles vão querer brincar! Então esteja atento e compre sempre produtos de plástico, que não quebram. Por mais cuidado que você tome, as crianças podem acabar alcançando o enfeite e sofrendo graves acidentes caso eles sejam de vidro ou outro material cortante.