Apesar de ser uma das categorias elencadas pelo Anuário de Segurança Pública que ter uma queda significativa de 2019 para 2020, com -26% de ocorrências de um ano para o outro, o roubo de furtos e veículos é um problema sério no Brasil. Tão comum que já parece até banalizado (quem nunca ouviu o comentário “melhor não parar aí, que roubam”?), o crime acontece das mais diversas maneiras, mas é possível se proteger. Duvida? Então vem entender melhor como evitar roubo e furto de veículos.
Carros mais roubados em 2020
Se você está pensando em comprar um carro novo, uma boa forma de já de evitar roubo e furto de veículos é estar atento às estatísticas de carros mais roubados. Uma boa fonte é o Índice de Veículos Roubados (IVR), divulgado anualmente pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além de ser um importante critério de escolha para quem está na dúvida de que carro comprar, saber quais são os mais visados pelos bandidos também ajuda a evitar surpresas na hora de contratar um seguro auto. Os carros mais visados tendem a ter um valor maior de apólice, então fique atento.
Em 2020, os “campeões” na lista de mais roubados foram:
- Hyundai HB20
- Chevrolet Onix
- Toyota Corolla
- Volkswagen Gol
- Renault Sandero
- Honda Fit
- Fiat Palio 1.0
- Ford Ka 1.0
- Chevrolet Prisma
- Ford Fiesta acima de 1.0
Escolha bons locais para estacionar
Priorizar estacionamentos fechados é sempre a melhor maneira de se prevenir contra o furto de veículos. Mas sabemos que em muitos momentos isso não é uma opção viável, seja por falta de estacionamentos nas redondezas ou mesmo por questões financeiras. Então, a segunda melhor forma é procurar ruas iluminadas e estacionar o mais próximo possível de prédios e condomínios, que normalmente contam com câmeras de monitoramento e vigias 24h.
Tanto na hora de estacionar quanto na hora de retirar o carro, sempre redobre a atenção para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Na dúvida, pare em outro local ou dê uma volta antes de entrar no carro. Caso precise de ajuda, entre em qualquer estabelecimento aberto e ligue para a polícia.
Outra medida importantíssima: caso você chegue ao veículo e ele apresente sinais de arrombamento, como vidros quebrados, não fique no local. Entre, se possível, dentro do carro e saia o mais rápido que puder. Caso não seja possível abrir as portas, saia de perto e entre no primeiro comércio que encontrar aberto para que possa assim chamar a polícia.
Muitas vezes os bandidos quebram o vidro dos carros apenas como uma forma de distrair o motorista. Depois disso, eles aguardam próximo ao local para abordar o dono do veículo e assim roubar não só o carro como também os pertences pessoais.
Não deixe nada dentro do carro
Evite ao máximo despertar o interesse de pessoas mal intencionadas para o que há dentro do veículo. Até mesmo uma sacola vazia pode ser interpretada como algo de valor e ser um inimigo para quem está tentando evitar roubo e furto de veículos.
Além disso, cuidado com objetos que possam fornecer algum tipo de informação pessoal. Até mesmo adesivos podem dizer muito sobre a vida e os gostos do proprietário do veículo: local de estudo, de trabalho, se o veículo é de uma mulher sozinha ou de uma família. Esses são pequenos sinais que podem afetar sua segurança.
Planeje seu itinerário
Especialmente se for transitar por um lugar que você pouco conhece. Busque informações e entenda o trajeto, mesmo que esteja guiado por um GPS. Isso evita que você precise parar algumas vezes para pedir informações ou mesmo ajustar a rota no celular.
No semáforo, mantenha a distância do carro da frente
Uma medida simples é uma forma defensiva e eficiente caso você perceba alguma ação suspeita e precise arrancar com o veículo rapidamente. Além disso, aquela dica que todos já conhecem: caso esteja se aproximando de um semáforo fechado, diminua a velocidade e vá se aproximando aos poucos, para que dê tempo de abrir e você não precise parar.
Seja antes de entrar na sua garagem, ao estacionar ou até mesmo ao parar em um semáforo: tenha uma boa percepção de tudo que está acontecendo à sua volta. Se notar um suspeito ou comportamento estranho, não pare e acione a polícia.
⇒ Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então, SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia COMO EVITAR A VIOLÊNCIA! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar. Quer proteger a si mesmo e a quem você ama? CLIQUE AQUI!
|
Envie seu Comentário