Volta às aulas é sempre sinônimo de agitação. Pais, alunos e professores ficam na expectativa para mais um período dentro da escola. Contudo, essa volta à sala de aula requer atenção em alguns pontos para garantir a segurança escolar. Embora a segurança dentro da escola seja responsabilidade do diretor e da equipe escolar, os pais também podem tomar algumas medidas básicas para garantir uma experiência escolar segura.
Procedimentos de emergência da escola. Planos de emergência e números de telefone são geralmente incluídos nos manuais escolares e afixados nas salas de aula. Dedicar alguns minutos extras para familiarizar os alunos com as informações de emergência pode dar a eles a confiança de que precisam para agir rapidamente em situações de emergência.
Caminhos para a escola. Os pais podem certificar-se de que os filhos conheçam as rotas principais e alternativas de casa/escola e escola/casa. Em casos de emergências, ruas podem estar bloqueadas e é importante ter um ‘plano B’.
Conversar sobre segurança. Uma tarefa para os pais é falar com as crianças sobre instinto e sentimentos de medo. Explique o que fazer se ela não se sentir segura (comunicar um professor ou alguém da equipe escolar). Certifique-se de que a criança saiba como entrar em contato com você ou com algum responsável de confiança que provavelmente esteja em casa.
Informar os funcionários da escola sobre questões de saúde. Os professores e demais funcionários da escola precisam ser informados pelos pais sobre eventuais alergias, deficiências ou transtorno psicológico que o aluno possa apresentar.
Se envolver. Pais e equipe escolar podem conversar sobre ações que visem aumentar a segurança na escola, Por vezes grupos de pais são muito bem-sucedidos em fazer melhorias na segurança do tráfego durante os horários de entrada e saída dos alunos.
Sala de aula organizada. Outra forma de melhorar a segurança escolar é manter a sala de aula, corredores e outras áreas da escola organizadas e livres de perigos. Verificar se as ferramentas e objetos da sala de aula são facilmente acessíveis para os alunos e não prejudiciais. Dessa forma, previne-se acidentes dentro da sala de aula.
Proteger a sala de aula do bullying. Nos últimos anos, o foco mudou da violência física para a violência verbal e intimidação. O bullying é uma crise que afeta as escolas. É importante que os educadores, digam “não” ao bullying desde o primeiro dia de aula. Uma saída é adotar uma abordagem proativa contra o bullying, envolvendo os alunos em atividades de formação de equipes, respondendo instantaneamente a comportamentos ofensivos e envolvendo diretores e pais quando necessário.
Gostou desse conteúdo? Quer proteger a si mesmo e a sua família? Então,SEJA MAIS ESPERTO QUE OS BANDIDOS! Garanta já seu acesso vitalício ao guia “Como Evitar a Violência“! Ele ensina a proteger você e sua família sem recorrer a armas, defesa pessoal e sem esperar pelo Governo. É 100% digital, você baixa facilmente e aprende na prática a prever situações e blindar sua vida de uma forma que você não aprende em nenhum outro lugar.
Envie seu Comentário