Pare agora e anote quais medidas você precisa tomar para garantir a segurança das crianças na escola

Você sabe se seu filho está seguro quando ele vai para a escola? Além de um ambiente de muito conhecimento, diversão e amizade, o colégio é também o pano de fundo de anos importantes para o desenvolvimento das crianças e é preciso que a segurança nas escolas, seja preservando a integridade física ou emotiva dos pequenos, esteja garantida.

Felizmente, existem maneiras de garantir que seu filho permaneça seguro na escola. Você sabe quais são? A gente te mostra!

Leia atentamente as políticas escolares

Você sabe como o colégio do seu filho se comporta em relação ao bullying? E em situações de emergência, como acidentes, crises alérgicas ou febres repentinas?

Essas informações precisam estar especificadas no manual de políticas do colégio e você como pai deve lê-lo com muita atenção antes mesmo de realizar a matrícula.

Este guia geralmente responde a maioria das perguntas dos pais, incluindo as que dizem respeito ao código de vestimenta e a política de horários.

Caso alguma de suas questões sobre segurança não esteja contemplada no manual, entre em contato com a escola para esclarecimentos. 

Se reúna com professores e coordenadores regularmente

A melhor maneira de se manter atualizado sobre o que acontece dentro da escola é, claro, estando na escola. Fale com frequência com os professores e peça para ser informado sobre mudanças de comportamento e de amizades que possam indicar que seu filho está com problemas.

Mesmo se a escola não tiver o costume de organizar reuniões de pais e mestres, marque horários para essas visitas ao menos uma vez por semestre.

Ao participar de reuniões com professores ou administradores, vá preparado com uma lista escrita de perguntas, para que nenhum tópico importante passe em branco.

Encoraje conversas abertas com seu filho

Manter uma boa comunicação com o seu filho é também uma forma de garantir que caso algo saia da zona de conforto dele, você será comunicado.

Elogia as realizações dele, mostre que você está interessado nas histórias que ele tem para contar sobre o dia a dia na escola e pergunte quais são os pontos que ele mais gosta na escola.

Converse com seu filho não só sobre a parte educacional do colégio, mas sim sobre toda a convivência em grupo. Fale abertamente sobre temas polêmicos como bullying, namoro na adolescência, brigas entre colegas, para que assim ele possa saber que você está pronto para tudo o que ele quiser te contar.

Confirme se os registros do seu filho estão atualizados

Lembra aquela papelada sem fim que você preencheu ao matricular seu filho na escola? É importante que você mantenha uma rotina de atualização desses dados. A cada seis meses solicite o cadastro para a escola e verifique se as informações de contato para emergência e a ficha médica estão atualizadas.