Chegou aquela época do ano em que pais e crianças de todo o país estão se preparando para voltar para a rotina escolar. Foi pensando nisso, e em nossa proposta de fornecer informações que auxiliem na segurança da família, que preparamos uma série de dicas de segurança para a volta às aulas.
Para os pais que levam os filhos de carro
Se você tem o costume de levar as crianças de carro até a escola, é preciso estar atento não só à sua segurança como a de todos ao seu redor.
- Fique atento aos sinais da zona escolar e SEMPRE obedeça aos limites de velocidade.
- Ao entrar em uma zona escolar, lembre-se de desacelerar e obedecer a todas as leis de trânsito.
- Sempre dê passagem para ônibus e vans escolares, principalmente que estejam embarcando ou desembarcando os alunos.
- Atenção redobrada! Crianças tendem a não respeitar as faixas de pedestre e a área perto da escola é um local com risco constante de crianças atravessando pelo meio da rua.
- A hora de levar seu filho para a escola não é hora de ter pressa. Não ultrapasse outros veículos nem mude de faixa quando estiver dirigindo em frente a uma escola
- Nada de utilizar o celular! Olhos sempre focados na via.
- A menos que tenha licença para tal, nunca utilize faixas de veículos para deficientes ou de emergência.
Para as crianças que já vão sozinhas para a escola
Se seu filho já tem idade suficiente para ir caminhando até o colégio, cabe então a você a tarefa de ensinar como ele deve fazer o trajeto, sempre prezando pela segurança.
- Antes das aulas começarem, faça o caminho junto com ele. Calculem juntos o tempo que vai demorar para chegar ao colégio e cheguem em um acordo de que horas ele deve sair de casa todos os dias.
- Explique que ele deve sair cedo o suficiente para chegar à escola pelo menos 10 minutos antes do início da aula.
- Fale para que ele utilize a mesma rota todos os dias (a que você ensinou) e nunca use atalhos.
- As crianças devem sempre ir direto para casa depois da escola, assim os pais conseguem saber exatamente que horário elas estarão de volta. Explique que isso é importante para que você possa agir rápido caso algo aconteça e ele não retorne na hora prevista.
- Peça para que ele sempre volte para casa e vá até a escola acompanhado de outros alunos.
- Ensine seus filhos sobre a importância de obedecer aos sinais de trânsito e faixas de pedestre.
- Ensine seus filhos a se distanciarem de qualquer pessoa que tente abordar ou fazer contato com eles. Eles nunca devem falar com estranhos e, se o estranho insistir, fale para que ele grite bem alto.
- Certifique-se de que ele saiba que deve denunciar imediatamente para você ou para um professor se um estranho se aproximar dele na rua.
- Caso ele tenha um celular, explique que o aparelho deve estar sempre guardado enquanto ele anda na rua.
- Ensine seus filhos a nunca entrar em um veículo com ninguém, mesmo que eles os conheçam, sem sua permissão.
Para aqueles que pedalam para o colégio
Se você mora em um local que permita a ida dos pequenos de bicicleta para a escola, alguns cuidados extras são importantes.
- Certifique-se de que seu filho sempre use capacete! Em caso de acidente, os capacetes reduzem o risco de ferimentos na cabeça em até 85%.
- Escolha o caminho mais seguro entre a casa e a escola e pratique-o com as crianças até que elas demonstrem a conscientização de trânsito necessária.
Segurança no ônibus escolar
Se a criança precisar ir para a escola utilizando ônibus ou vans, você precisa garantir que ele saiba quais são as medidas de segurança também!
- A criança deve estar no ponto de ônibus pelo menos cinco minutos antes da chegada do transporte.
- Certifique-se de que seu filho saiba que deve ficar fora da rua e evitar brincadeiras excessivas enquanto espera o ônibus escolar.
- Ao andar de ônibus, certifique-se de que seu filho entenda que ele deve permanecer sentado e manter a cabeça e os braços dentro do veículo o tempo todo.
- As crianças devem ser orientadas a não gritar nem distrair o motorista.
- Fale para que ele não ande no “ponto cego” do motorista – esta área está a 10 passos da parte da frente e da traseira do ônibus.
Roupas e materiais escolares
Você sabia que escolhendo corretamente os materiais escolares você consegue também garantir uma segurança extra para seus filhos?
- Para evitar lesões, as mochilas devem ter alças largas, acolchoamento nas costas e nos ombros e não devem pesar mais de 10 a 15% do peso corporal de uma criança.
- Ao colocar itens em uma mochila, posicione os mais pesados sempre mais perto da parte traseira da mochila. Eles devem ficar o mais perto possível das costas da criança para que o esforço na coluna seja menor.
- As crianças devem usar as duas alças de mochila e todos os compartimentos para uma distribuição uniforme do peso.
- Material de arte na sala de aula deve ser sempre seguro para crianças e não tóxico.
- Certifique-se de que a escola de seu filho realiza manutenção frequente nas carteiras e brinquedos, para diminuir o risco de acidentes.
Envie seu Comentário