Criar um ambiente seguro e saudável para os funcionários é a base que levará uma organização para o sucesso nos negócios. Mas, para que isso seja possível, tanto o funcionário quanto o empregador precisam entender a importância de um ambiente de trabalho seguro e fazer o possível para que tudo aconteça da maneira correta.

25 dicas de segurança no local de trabalho para funcionários

  1. Compartilhe suas preocupações de segurança
  2. Tenha noções básicas sobre procedimentos de segurança e etapas de emergência
  3. Proteja suas estações de trabalho
  4. Mantenha uma postura adequada
  5. Menos desordem e melhor organização
  6. Uso adequado das ferramentas e máquinas
  7. Conhecimento em Primeiros Socorros
  8. Use equipamento de Segurança
  9. Faça intervalos regulares
  10. Mantenha-se bem hidratado
  11. O risco não vale a pena
  12. Estressar não leva a lugar algum
  13. Limpar caminhos para saída de emergência
  14. Dirija com segurança
  15. Crie senhas exclusivas
  16. Não compartilhe seu cartão de identificação ou crachá
  17. Saiba como se livrar de dados antigos
  18. Nunca ignore atualizações de aplicativos ou de sistema
  19. Evite WiFi público
  20. Mantenha uma boa relação com os colegas
  21. Faça backup de seus dados
  22. Saiba mais sobre a segurança cibernética
  23. Seja observador
  24. Cuide de seus pertences pessoais
  25. Siga as regras de segurança

Se você seguir e respeitar todas essas dicas, tornará sua empresa muito melhor do que antes. Está provado que as pessoas têm mais facilidade para se concentrar no trabalho quando estão seguras e sem preocupações.

Cuidar de si mesmo no trabalho não é algo que você deve receber ordens, é algo que você precisa fazer naturalmente. Garantir que você e seus arredores estejam seguros é crucial para seus colegas de trabalho, seu empregador e para si próprio.  Estar ciente dos riscos e saber como garantir que seu entorno esteja seguro ajudará você a se sentir mais produtivo, criativo e pronto para encontrar soluções para os problemas em pouco tempo.

gordofobia

Dica extra: Preze pela atenção no trabalho

Todo trabalho precisa ser feito com foco e atenção para que a segurança seja mantida. Claro que especialmente aqueles que envolvem riscos óbvios, como choques elétricos, quedas e acidentes de trânsito. Mas o foco é necessário em todos os tipos de ocupação.

Mesmo aqueles que trabalham em escritórios precisam estar atentos a alarmes de incêndio, cheiro de queimado, fios descascados, manter as portas trancadas.

E são muitos os fatores de distração. O principal deles hoje em dia é o celular. Quantas vezes não nos pegamos absortos nas conversas e aplicativos e esquecemos até o que está ao nosso redor?

Em escritórios, tente deixar o celular bloqueado, com a tela para baixo para que você não caia na tentação de checar as notificações a todo momento e só use-o em casos de emergências ou que envolvam questões relacionadas ao trabalho. Já se você trabalha dirigindo ou operando máquinas, deixe o celular bem guardado e não o utilize. Mesmo poucos segundos de distração nesse caso podem ser fatais.