Como se manter seguro no trabalho

Não importa se você trabalha em um escritório, dirigindo ou operando máquinas pesadas. Manter a segurança no trabalho é importante para todos. Em uma realidade em que passamos mais de 8 horas do dia em nosso emprego, é importante que as normas de segurança sejam seguidas e que todos estejam atentos para que acidentes não aconteçam.

Segurança no trabalho

Preze pela atenção no trabalho

Todo trabalho precisa ser feito com foco e atenção para que a segurança seja mantida. Claro que especialmente aqueles que envolvem riscos óbvios, como choques elétricos, quedas e acidentes de trânsito. Mas o foco é necessário em todos os tipos de ocupação.

Mesmo aqueles que trabalham em escritórios precisam estar atentos a alarmes de incêndio, cheiro de queimado, fios descascados, manter as portas trancadas.

E são muitos os fatores de distração. O principal deles hoje em dia é o celular. Quantas vezes não nos pegamos absortos nas conversas e aplicativos e esquecemos até o que está ao nosso redor?

Em escritórios, tente deixar o celular bloqueado, com a tela para baixo para que você não caia na tentação de checar as notificações a todo momento e só use-o em casos de emergências ou que envolvam questões relacionadas ao trabalho. Já se você trabalha dirigindo ou operando máquinas, deixe o celular bem guardado e não o utilize. Mesmo poucos segundos de distração nesse caso podem ser fatais.

Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Sempre que você começa em um emprego, é função da empresa fornecer todos os equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC, respectivamente) que você possa precisar. Se informe, saiba quais são os equipamentos necessários para as suas tarefas diárias e não aceite trabalhar sem eles.

É importante ressaltar que a obrigação de fornecer o equipamento é da empresa, mas que a de usar e cuidar dos materiais é sua. Então seja responsável com seus EPIs e sempre informe seu empregador em caso de quebra, perda ou qualquer tipo de dano que diminua a eficácia de materiais como luvas, óculos, protetor de respiração, protetor auricular, cintos antiquedas, capacetes, botas, entre outros.

Segurança no trabalho

Mantenha o local de trabalho organizado

Uma caixa no chão, uma cadeira na frente da saída de emergência, um corredor entulhado de materiais que dificultam a passagem. Qualquer um desses fatores pode significar acidentes muito sérios ou impossibilidade de fuga em caso de emergências.

Manter o local organizado é um dever de todos os trabalhadores e importantíssimo para que a segurança do trabalho seja mantida. Trabalhe em equipe com seus colegas e cuide para que os ambientes estejam sempre limpos, com as passagens livres, sem materiais no chão que podem causar quedas e com as saídas de emergência desobstruídas.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

82 − 77 =