Sim, nós sabemos, a maioria dos funcionários espera que o ambiente de trabalho seja seguro e que os patrões se preocupem com a prevenção de acidentes. Mas existem também atitudes diárias que você mesmo pode adotar e que ajudam o ambiente de trabalho se tornar mais seguro.

Noções básicas de equipamento de proteção individual (EPI)

Trabalhos e ambientes de trabalho diferentes requerem o uso de diferentes Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É importante saber qual EPI é necessário para as tarefas e o ambiente específico em que você está trabalhando, além dos cuidados e uso adequados desse equipamento. Alguns princípios básicos e melhores práticas de EPI são:

  1. Sempre use óculos de segurança, luvas, proteção para os ouvidos e qualquer outro equipamento de proteção sempre que necessário.
  2. Verifique se todos os equipamentos de proteção se encaixam corretamente.
  3. Sapatos com biqueira aberta ou sapatos com sola fina não devem ser usados.
  4. Peça imediatamente aos supervisores que substituam os equipamentos gastos.

Reconhecimento de perigos

Os funcionários podem ajudar seus empregadores a melhorarem a segurança em seu local de trabalho, identificando possíveis riscos e notificando seus supervisores antes que esses perigos causem acidentes ou ferimentos. Detectar riscos pode ser tão simples quanto prestar atenção ao seu ambiente e identificar o que pode ser potencialmente perigoso ou dar errado. O reconhecimento dos riscos no local de trabalho inclui:

  1. Prestar atenção às diferenças em sua rotina diária – está mais escuro do que ontem? Talvez uma lâmpada tenha se apagado.
  2. Preste atenção ao seu entorno – há um cordão no chão que não deveria estar lá ou um derramamento de líquido que precise ser limpo?
  3. Prestando atenção às suas ações – você deixou cair alguma coisa e tropeçou nela? Da próxima vez, peça ajuda para transportar uma grande carga.

Deslizamentos, viagens e quedas

Escorregões, tropeções e quedas acontecem por diversas razões. Embora uma grande parte das lesões ocorra devido a escorregões, tropeções e quedas, existem inúmeras maneiras de impedir que elas ocorram:

  1. Preste atenção ao seu entorno
  2. Limpar derramamentos imediatamente
  3. Mantenha passagens e corredores livres de desordem e obstáculos
  4. Mantenha as gavetas fechadas quando não estiverem em uso
  5. Substitua as lâmpadas queimadas imediatamente
  6. Cobrir cabos e cordões nas passarelas
  7. Use corrimãos quando estiverem disponíveis

Levante e carregue

Elevar e transportar são trabalhos de força que requerem cuidados e treinamento especiais para evitar lesões nas costas. Seja levantando em casa ou no trabalho, faça um esforço para cuidar de suas costas para melhor prevenir lesões:

  1. Comece o seu dia com alongamentos lentos e aquecimentos suaves para preparar melhor seus músculos para a atividade
  2. Proteja suas mãos um metro usando equipamento de segurança
  3. Puxe firmemente o estômago e levante com as pernas, não as costas
  4. Certifique-se de que seus pés estejam sólidos e mantenha as costas retas
  5. Se precisar girar, mova os pés em vez de torcer as costas
  6. Não carregue uma grande carga sozinho, peça ajuda

Cuidados no volante

Dirigir é algo que a maioria de nós faz diariamente, por isso é fácil esquecer algumas das práticas de segurança mais básicas envolvidas. É seu trabalho fazer o possível para manter as estradas seguras – tanto para você quanto para outros motoristas. Aqui estão algumas dicas:

  1. Sempre use o cinto de segurança
  2. Utilize os sinais apropriados
  3. Ao parar, tenha tempo suficiente para diminuir gradualmente sua velocidade, em vez de pisar no freio
  4. Não dirija distraído – guarde o celular e deixe o rádio em paz
  5. Entenda as funções e os limites do veículo que você está dirigindo
  6. Tenha cuidado quando condições perigosas da estrada estiverem presentes: diminua a velocidade, deixe espaço extra entre os veículos, permita espaço extra para parar lentamente

Segurança no trabalhotrabalho

Esforço excessivo

Se você passa seus dias em uma linha de montagem, digitando em um computador ou em algum lugar intermediário, é importante conhecer os sinais de esforço excessivo. Os sintomas podem incluir problemas de postura e desconforto intermitente, tendinite, dor crônica e incapacidade. Exercícios regulares, alongamento e treinamento de força são todos benéficos na prevenção de lesões, assim como as seguintes dicas:

  1. Planeje um levantamento antes de começar, mantenha as costas retas e levante com as pernas
  2. Limite a quantidade de tempo que você gasta fazendo o mesmo movimento repetidamente
  3. Faça pausas frequentes a partir de qualquer posição sustentada a cada 20 a 30 minutos
  4. Se você trabalha em uma mesa, mova os itens usados ​​com frequência para perto de você, use um apoio para os pés e ajuste a altura do computador
  5. Relate dor, inchaço, dormência, formigamento, sensibilidade, cliques ou perda de força antes que se torne uma lesão completa