A cada dia mais pessoas buscam informações sobre como garantir a segurança de dados. São milhões de pessoas conectadas, com suas informações pessoais sendo cadastradas em diversos sites e que precisam de novas técnicas para se manterem seguras.
Na contramão disso, os casos de vazamento de dados se repetem, muitas vezes colocando em risco não só a segurança de dados como a segurança residencial dos internautas. É o caso do último vazamento registrado pela Claro, na última semana.
Desta vez, a falha de segurança está no sistema da operadora Claro, mais precisamente no portal de serviços “Minha Claro Residencial”. A denúncia foi feita com exclusividade ao Olhar Digital pelo grupo de pesquisadores “WhiteHat Brasil”. Uma grave brecha na segurança deixou os dados de mais de 8 milhões de pessoas vulneráveis.
São informações importantes e sigilosas, como nome completo, endereço, data de nascimento, CPF, e-mail e números de telefone. Esse tipo de falha é um prato cheio para golpes como o dos criminosos disfarçados de operadores de serviço.
Pensem como um criminoso que tem à disposição todos os dados pessoais de um cliente, além da certeza de que ele é atendido pela Claro. Qual você acha que será o próximo passo?
O golpe do falso operador de tv à cabo é antigo, muito já se disse sobre ele, mas infelizmente ainda faz diversas vítimas. Principalmente em casos como citamos acima. Afinal, os criminosos podem confirmar todos os dados da vítima com exatidão, passando uma falsa sensação de segurança.
Funciona da seguinte forma: Uniformizados como técnicos de TV por assinatura e sem levantar nenhum tipo de suspeita, os bandidos são autorizados a entrar nos condomínios pelos próprios moradores e porteiros. E é aí que toda a ação começa: quem estiver no apartamento é amarrado e dinheiro, joias, eletrônicos e outros objetos de valor são roubados.
Como se proteger?
No caso de criminosos disfarçados, é realmente mais difícil perceber que você pode estar sendo vítima de um golpe de assaltantes. A principal dica é estar atento a pequenos sinais e prezar pela sua segurança:
- Quando receber ligações de empresas que precisam fazer algum tipo de visita ou reparo, desligue e ligue para o telefone oficial da empresa para confirmar se essa informação é verdadeira;
- Peça informações sobre técnicos que irão à sua casa e transmita a informação para a portaria. Dessa forma, não basta que estejam uniformizados, mas apenas pessoas devidamente identificadas serão liberadas;
- Tenha cuidado ao abrir a porta e sempre confirme quem está do outro lado, como o uso de um olho mágico;
- Tranque sempre as portas do apartamento, mesmo em caso de saídas rápidas ou com o morador estando em casa;
- Invista em equipamentos de segurança ou botões de pânico;
- Se possível, prefira receber técnicos e entregadores embaixo do prédio ou na entrada do condomínio, sem acesso direto e imediato aos apartamentos;
- Nunca aceite qualquer tipo de visita surpresa de nenhum prestador de serviços. Só abra a porta caso você tenha solicitado o reparo com antecedência.
Envie seu Comentário