Boa noite, Cinderela é golpe antigo e ainda usado pelos criminosos

Principal objetivo é roubar e cometer atos de violência sexual contra as vítimas

O golpe Boa noite, Cinderela é bastante antigo, mas ainda muito usado por pessoas má intencionadas. A ação acontece principalmente em festas, quando a vítima é dopada por meio de uma bebida alcoólica misturada a diferentes substâncias. O intuito do golpe é assaltar, sequestrar ou violentar sexualmente a vítima.

Os bandidos se aproveitam da facilidade para entrar com entorpecentes em determinadas festas. Sem a devida fiscalização ou com segurança falha, muitas delas se tornam o cenário perfeito para uso de drogas e atos criminosos.

Regras existem, mas o que falta é a aplicação delas, assim como a criação de novos projetos específicos com foco em inibir a circulação de drogas entre os mais jovens, um dos principais caminhos para que novos golpes sejam aplicados.

boa noite, cinderela

> Boa noite, Cinderela: saiba como os criminosos agem e as substâncias que são utilizadas no golpe;

> Entenda mais sobre a livre circulação de drogas em festas voltadas ao público jovem;

> Saiba como se proteger para não ser mais uma vítima do golpe.

 

Boa noite, Cinderela: ação dos criminosos e substâncias

No golpe, a vítima é dopada ao ingerir uma bebida alcoólica misturada com uma ou mais substâncias alcaloides (de origem natural ou sintética). Nesse caso, o álcool é usado como potencializador dos efeitos da substância.

Homens e mulheres podem ser vítimas do Boa noite, Cinderela. A fraude é articulada por pessoas mal intencionadas com o objetivo de assaltar, sequestrar ou abusar sexualmente a vítima. A droga afeta a atenção e a memória, o que torna a vítima submissa ao bandido. Além disso, a saúde também pode ser afetada pela combinação entre a droga e o álcool, podendo levar à morte, já que não se sabe como será o efeito das substâncias no organismo.

Pelo menos sete substâncias diferentes são usadas para aplicar o golpe. Entre elas estão remédios que você consegue com facilidade, outras são substâncias químicas obtidas legalmente e algumas delas são drogas ilícitas. Sob efeito da mistura, a vítima pode dormir por até 72 horas.

Outros sintomas comuns envolvem amnésia, sonolência, inconsciência, alucinações, vômitos, podendo evoluir para um estado de coma.  A vítima também se torna incapaz de discernir o certo e o errado, ficando vulnerável às intenções de outra pessoa.

boa noite, cinderela

Criminosos se aproveitam de momentos de distração para colocar substâncias nas bebidas alcoólicas de suas vítimas

Substâncias – Entre as substâncias químicas utilizadas no golpe Boa noite, Cinderela estão escopolamina, os subprodutos dimetiltriptamina, a cetamina, o flunitrazepam, o gama-hidroxibutírato (GHB) e alguns anti-histamínicos. Essas substâncias administradas isoladamente ou em conjunto, ao atuarem com o álcool, formam uma droga.

Com diferentes composições, essas substâncias podem ser usadas em tratamentos gastrointestinais, do sistema nervoso, para crises de ansiedade, entre outros. No entanto, algumas delas apresentam efeitos colaterais como sonolência, alucinações e delírios – e os bandidos se aproveitam exatamente desses possíveis sintomas.

 

Jovens e o uso de drogas em festas

Casos de jovens que fazem uso de drogas em festas são mais comuns do que se pode imaginar. Mesmo nos eventos mais bem organizados, com segurança adequada, revista e equipe médica à disposição, fica difícil detectar a maneira que eles escondem os entorpecentes.

No caso de drogas para o golpe Boa noite Cinderela, então, é ainda mais difícil ter esse controle, já que pequenas quantidades – que mais parecem medicamentosas – são capazes de grandes estragos no organismo das vítimas.

Para a ex policial civil, advogada e psicanalista Vanessa Paiva, esse comportamento só apresentará uma mudança com foco em prevenção e educação.

“A melhor maneira de evitar o uso de drogas e ajudar esses jovens é fornecendo o conhecimento necessário. Ainda falta bastante entendimento sobre como a droga age no corpo humano, falta noção dos riscos e de que esses caminhos podem levar à prisão ou à morte”.

 

boa noite, cinderela

O consumo de drogas pode ser um agravante para que a vítima não perceba que está sendo vítima de um golpe

 

Proteja-se!

Os criminosos que praticam golpes como o Boa noite, Cinderela se aproveitam da fragilidade das vítimas ou mesmo de pequenos momentos de distração. Vanessa explica que a melhor forma de se proteger é por meio da atenção e da precaução.

“É um golpe antigo, mas ainda atual. Bandidos continuam usando essa estratégia principalmente para roubar e cometer abusos sexuais”.

  • Nunca aceite bebida de estranhos. Se possível, busque a sua diretamente no balcão ou peça ao garçom;
  • Caso vá ao banheiro ou se ausente de perto do copo, descarte a bebida e não volte a ingeri-la;
  • Principalmente durante uma conversa com algum estranho em uma festa, mantenha o copo sempre em seu campo de visão – esta etapa exige uma atenção especial, já que pessoas mal intencionadas podem colocar substâncias até mesmo durante uma conversa;
  • Caso peça uma bebida fechada, verifique se o lacre não foi violado;
  • Preste atenção a tudo ao seu redor – movimentos, atitudes e pessoas – e mantenha-se alerta em casos de comportamentos suspeitos ou perigosos.

 

 

Leia também

O que é assédio sexual? Entenda sinais que caracterizam o abuso

Criminosos disfarçados fazem vítimas em edifícios residenciais

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

+ 85 = 90