Já demos aqui dezenas de dicas de segurança pessoal, de como proteger a sua casa enquanto você dorme, ou mesmo quando vai viajar. Mas hoje, para aumentar ainda mais a segurança da sua família, preparamos uma série de recomendações que podem ser úteis em diversos momentos da sua vida.

As dicas são simples, facilmente aplicáveis à sua rotina e podem ajudá-lo a estar seguro nas mais diferentes situações. Claro que nem todas vão ser adequadas para a rotina de todas as pessoas, mas acompanhe a lista até o final, porque com certeza alguma delas vai te ajudar! Vamos lá?

briga de vizinhos

Nunca confie em uma trava de corrente de porta

Seja em um hotel ou em casa, nunca confie nas fechaduras da porta que são de correntinha. Elas foram projetada para acrescentar um pouco mais de segurança à casa, mas nunca para serem usadas sozinhas. Elas são facilmente quebradas, em poucos segundos.

Tampe os olhos mágicos

Sabe aquele olho mágico presente na grande maioria das portas de apartamentos ou hotéis? Eles passam uma sensação de segurança, por conterem um dispositivo que permite que quem está dentro enxergue o lado de fora, mas quem está fora não é capaz de ver o que se passa dentro do imóvel.

Mas não se engane, esse dispositivo é facilmente driblado pelos bandidos. O ideal é que o olho mágico conte com uma proteção interna, como uma capa ou tampa.

Se você estiver hospedado em um quarto de hotel que tenha um olho mágico descoberto, coloque um pedaço de papel amassado no buraco para que ninguém possa ver seu quarto.

Já em casa, providencie uma proteção permanente que só seja aberta quando você quiser observar o que se passa no ambiente externo.

roubos e furtos de veículos

Mantenha o dispositivo de alarme do seu carro perto da cama

Aquele botãozinho que aciona o alarme do seu carro pode também fazer o alarme tocar quando pressionado da maneira certa, sabia? Então aproveite esse dispositivo para mais do que apenas encontrar o seu carro no estacionamento do shopping.

Mantenha a chave do carro (e o botão do alarme) perto da sua cama quando for dormir. Assim, ao menor sinal de perigo, faça o alarme do seu carro tocar. Com isso você chama a atenção dos vizinhos e da polícia, além de assustar o bandido que pode estar tentando entrar na sua residência.

Ande com as chaves nas mãos

Ter a sua chave sempre à mão pode ser útil em duas situações: a primeira delas é garantir que você possa entrar com mais agilidade no carro ou em casa, sem precisar ficar procurando a chave na bolsa ou mochila.

Além disso, você pode colocar ela entre os dedos (com a parte pontuda para fora) e transformá-la em uma arma improvisada para se defender em caso de um ataque.

Programe o GPS com inteligência

Sempre que for cadastrar algum endereço no GPS do celular, não coloque o destino exato, mas sim um lugar próximo. Por exemplo, caso tenha uma padaria na rua do seu trabalho, cadastre o endereço da padaria, assim você saberá chegar ao local desejado, mas não correrá o risco de ter seus locais de trabalho ou residência expostos em caso de roubo ou perda do telefone.