pokemongo_assalto_furto_2

 Em agosto pudemos ver o jogo Pokémon Go quebrar o recorde da Apple Store de lançamento mais baixado na primeira semana, ser baixado mais de 81 vezes por segundo, computar 7,5 milhões de downloads em 3 semanas e chegar ao topo dos aplicativos mais usados tanto para os usuários do sistema Android quanto IOs.

Agora, que a grande novidade já passou e os monstrinhos como Pikachu e Charmander fazem parte do dia a dia das pessoas, casos como assaltos, acidentes ou mesmo alertas de invasão de privacidade digital começam a se tornar frequentes e a ameaçar a integridade física e patrimonial dos jogadores.

Você sabe o que deve fazer para garantir sua segurança pessoal e de suas informações ao jogar Pokémon Go?

Se você, seu filho ou um amigo é jogador Pokémon Go e está preocupado com sua segurança ao usar o aplicativo, esse artigo irá mostrar exatamente o que você precisa saber.

⇒ Você vai conhecer histórias de pessoas que foram vítimas da violência ao jogar Pokémon Go em vias públicas;

⇒ Vai ler o relato de uma mulher que sofreu uma tentativa de assalto dentro do seu carro;

⇒ Conhecerá dicas de segurança de especialistas para quando estiver jogando Pokémon Gonas ruas e áreas públicas;

⇒ Terá ainda orientação para garantir a sua segurança quando estiver jogando Pokémon Gono carro;

⇒ Saberá se é verdade ou mentira os boatos de que o jogo Pokémon Go seria fruto de uma ação de espionagem da CIA;

⇒ Qual o primeiro país a proibir Pokémon Go!

 

QUANDO ACONTECE O FURTO

Com um busca rápida no Youtube é possível encontrar milhares de “game plays” – vídeos dos jogos com comentários em tempo real do jogador – gravados em todo o mundo.

Uma olhada mais e perto, no entanto, revela também uma lista de vídeos que terminam de maneira abrupta após a ação de criminosos.

É o caso do vídeo gravado pelo Youtuber Mark Avila. O jovem, que mora na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo (SP), causou furor nas redes sociais depois de divulgar uma tentativa de assalto que sofreu jogando Pokémon Go.

Ao gravar um Game Play na rua de sua casa, Mark foi abordado por um assaltante. Ele contou pra gente como foi a abordagem: “Era por volta das 20h30. Ele estava nos rodeando, quando notei a movimentação e me afastei. Só que ele continuou rodeando enquanto eu gravava. Não queria pausar a gravação, mas ele foi se aproximando. Quando deu o bote nós conseguimos esquivar e sair correndo. Pelo que vi, não estava armado”.

Assista o vídeo do momento em que Mark sofre a tentativa de assalto:

Depois do susto, Mark publicou o vídeo na internet e ainda precisou se explicar para muitos seguidores que não acreditaram na veracidade das imagens.

Isso se deve, em partes, a um outro fenômeno recente: a divulgação de vídeos falsos de assaltos durante o Pokémon Gopara conseguir visualizações.

Mark não desistiu de jogar, mas aceitou que algumas precauções precisam ser tomadas. Mark nos contou que agora só joga durante o dia na rua e com a companhia de 3 ou 4 amigos, assim os assaltantes não os abordam. E sempre em lugares bem movimentados.

“Eu moro na Praia Grande e a violência aqui é grande, portanto nunca tinha andado com celular na rua. Com a chegada do Pokémon Go fui tentar a sorte, achei que não ia dar em nada, porém logo no primeiro dia aconteceu”.

CUIDADOS ESSENCIAISOs cuidados que Mark tem tomado na hora de jogar Pokémon Go são os adequados, segundo o Investigador da Polícia Civil de Manaus (AM), Milton Sposito.

Confira as dicas do investigador para aumentar a sua segurança ao jogar Pokémon Go em vias públicas:

1- Tomar o máximo de cuidado em lugares que são pontos de referência, aqueles em que é certo que pessoas vão se encontrar para jogar.

2- Evitar locais sem movimentação constante de pessoas.

3- Tentar prestar atenção ao redor para não ficar totalmente focado no jogo e assim evitar, inclusive acidentes como atropelamentos, tropeços ou coisas do tipo

4- Cuidado com a faixa etária da criança: Dependendo da idade é importante a criança ou pré-adolescente estar acompanhado de um adulto ou pelo menos de mais uma pessoa.

O bandido sempre procura o alvo mais fácil, então, quanto mais jovem for, mais distraída a criança estiver, maior a possibilidade de ser escolhida como alvo. É preciso sempre olhar ao redor, perceber as pessoas, pois isso intimida a ação dos bandidos”.

ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA AO JOGAR NO TRÂNSITODepois de detectar que muitos jogadores de Pokémon Go usavam o carro para percorrer as distâncias necessárias para evoluir no jogo, a empresa atualizou o aplicativo e incluiu um aviso em que a pessoa precisa informar se está dirigindo ou apenas no banco do passageiro.

O objetivo é evitar acidentes de trânsito e atropelamentos, como os que já ocorreram em diversos locais graças ao jogo. Mas o aplicativo não contém nenhum lembrete sobre os perigos de ficar com o celular exposto aos olhares dos bandidos.

A jornalista Bianca La Greca sofreu com uma tentativa de assalto dentro do seu carro no último dia 17 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Ela contou ao VS como foi a ação dos bandidos:

“Estávamos a caminho de uma sessão de fotos no centro do Rio de Janeiro, cinco mulheres dentro do carro. Duas delas jogando Pokémon Goe eu dirigindo. Avisei pra todo mundo colocar celular e bolsas no chão, porque aquela área sempre foi complicada. Mas as pessoas ficam absortas pelo jogo, ficam desligadas. Ótimo prato pra bandido…Quando pareamos em um semáforo, dois rapazes vieram nos abordar. Quase fomos assaltadas, mas eu não abri as janelas. Eles sacolejaram o carro, socavam as portas. Acho que eles queriam amedrontar mesmo, mas fingiam estar armados. Foi em frente ao carro da PM. Quando o sinal abriu e consegui fugir falei com o PM e ele simplesmente riu”.

pokemongo_assalto_furto

PERIGOS DIGITAISNão é só a segurança física que assusta quem gosta de andar pelas ruas em busca dos monstrinhos. Antes mesmo de seu lançamento no Brasil, Pokémon Gos e tornou personagem central em uma série de teorias que sempre ressaltavam a utilização do app como uma ferramenta da Agência de Inteligência Norte-Americana (CIA) para saber de tudo que acontece na vida de seus milhões de usuários pelo mundo.Vinicius Camacho, Analista de Segurança da Informação, explicou para o VS que um dos grandes motivadores dessa desconfiança é a teoria da conspiração de que o Pokémon Gofoi criado pelo desenvolvedor do Google Earth e que isso é uma forma de obter mais informações de localização dos usuários.

Você acredita que o Pokémon Go foi criado para que a CIA saiba de tudo que acontece na sua vida?

Respondendo a polêmica, a Niantic – empresa dona do “Pokémon Go” – foi sim criada pelo homem que desenvolveu a tecnologia que seria transformada no Google Earth em 2004. Porém, essas informações não são o bastante para alegar que ele está por trás de um grande esquema de espionagem e que pretende usar de maneira ilegal os dados coletados pelos usuários.

“Esse problema é inerente a qualquer aplicativo instalado com acesso a câmera, áudio, localização do telefone. Não é uma política exclusiva do Pokémon Go. Os aplicativos cedem sim as informações para as agências de inteligência americanas. Na verdade, isso é bem comum. A espionagem governamental não passa pela justiça convencional, não precisa de autorização, como já vimos no caso do Snoden. Mas como isso poderia gerar um problema para o usuário comum, não sei dizer”, Vinicius Camacho.

O analista ressalta, no entanto, que o monitoramento e armazenagem de informações de terceiros não são obrigatoriamente problemas sérios. Isso na verdade é mais uma forma de conseguir acesso aos dados pessoais das pessoas, porém os mais afetados aqui seriam aqueles que de alguma forma representam uma ameaça para o governo, alvos pontuais das agências, e não o cidadão comum.

Qual é a forma mais segura de jogar o Pokémon Go?

Segundo Vinicius Camacho o ideal é usar os aplicativos de foto e filmagem com moderação dentro de casa.

“É preciso tomar cuidado para não permitir que a tecnologia, sobre a qual nós já não temos mais controle, invada demais a nossa vida. O debate é muito válido e surgiu pois o aplicativo tomou proporções históricas, mas as pessoas não precisam se privar completamente da diversão, dos prazeres, por conta disso. Como disse, para o cidadão comum a possibilidade de algo acontecer é muito remota. É preciso apenas expor o mínimo possível da vida pessoal para evitar maiores problemas, porém não temos mais como reverter esse quadro. Todo mundo vai acabar, em algum momento, baixando um aplicativo que peça esses acessos”.

Se por um lado os efeitos não cairão diretamente sobre o consumidor final, por outro é importante lembrar que não é só o governo que pode invadir os sistemas do jogo e obter informações sigilosas.

DICA DE SEGURANÇA DO VS PARA JOGADORES DE POKÉMON GO

1- Reflita sobre o quanto você fica exposto ao jogar Pokémon Go e se vale correr o risco;

2- Tenha certeza de que nossa exposição no mundo atual se dá de várias formas e por vários aplicativos e sistemas de comunicação, não só através do Pokémon Go. As SmartTvs, vídeo-games online como Xbox, Kinect, câmeras e sensores, todos estão conectados;

3- lembre-se também que sempre existirá o risco de um aplicativo, como o Pokémon Go, por exemplo, apresentar alguma vulnerabilidade – e elas sempre existem – e um hacker tem acesso a todo o banco de dados com as informações sobre os usuários!

CURIOSIDADE

Você sabia que o Irã foi o primeiro país a proibir o download e o uso do aplicativo Pokémon Go?

O Conselho Superior de Espaços Virtuais do Irã proibiu oficialmente o download e o uso do aplicativo Pokémon Go no país no início de agosto. Segundo informações da BBC, a instituição alegou que o game causa preocupações com a segurança, sem dar detalhes sobre quais seriam, nem tão pouco esclarecer quem poderia ter a segurança ameaçada pelo jogo.

Por Carol Cortez e Érica Amores