Segurança nas estradas

Trocar os pneus, checar o nível do óleo, descansar, algumas atitudes simples podem ser determinantes no feriado para garantir a segurança nas estradas

Pensando em botar o pé na estrada no feriado prolongado? Então é importante se certificar de que a viagem será divertida e segura, não importa para onde você esteja indo. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas que podem garantir que a segurança na estrada, para você, sua família e os demais motoristas.

Prepare-se com antecedência

Isto pode parecer simples e até obvio, mas muitos acidentes acontecem por falta de planejamento. Seu carro está pronto para pegar estrada? Perder um tempinho fazendo uma revisão, seja na oficina ou na garagem de casa pode fazer toda a diferença.

Você deve verificar o estado dos pneus, os níveis de óleo, as lâminas do limpador de para-brisas e se todas as lâmpadas (farol, lanterna e pisca) estão funcionando. Se for hora de trocar o óleo ou os pneus, não economize. Poupar dinheiro com manutenção pode acabar custando muito caro.

Descanse um pouco

Dirigir cansado é uma das coisas mais perigosas que existe. Todos os anos, motoristas sonolentos causam acidentes de carro fatais. Isso porque, quando suas pálpebras caem, a capacidade de reagir rapidamente, tomar decisões sensatas e manter o carro na faixa correta também diminuem.

Talvez você não pense que está cansado demais para dirigir com responsabilidade, mas estudos mostram que depois de ficar acordado por 18 horas seu cérebro funcione como alguém com um teor de álcool no sangue de 0,05%. Depois de ficar acordado por 24 horas, seria o equivalente a 0,1%. Seria como pegar o volante depois de ingerir 5 latas de cerveja em apenas uma hora.

Em viagens longas, procure sempre revezar a direção com alguém descansado. Manter a janela aberta ou conversar com os demais passageiros também são boas dicas para se manter alerta. Se estiver sozinho, pare a cada duas horas, estique as pernas, se hidrate. O melhor remédio para a condução sonolenta é o sono, portanto, se puder, descanse e volte para a estrada depois.

Tenha um GPS à mão, mas traga instruções de backup

Saber para onde você está indo é, obviamente, muito importante. Se perder na estrada e cair em um bairro remoto pode ser bastante perigoso. Então mantenha o GPS – ou aplicativo de celular – sempre ligado com a melhor rota de viagem.

Mas não se esqueça de que, por mais que a tecnologia seja muito útil, baterias acabam, bem como o sinal pode ser perdido no percurso. Em viagens longas é inteligente trazer um mapa impresso e deixá-lo de reserva no porta-luvas.

Tenha sempre kits de emergência – para você e para o carro

Sempre que for pegar estrada se lembre de conferir se o step, o macaco e as chaves de roda estão no porta-malas. Uma caixa de ferramentas simples também pode ser bastante útil, assim como um macaco reserva e uma garrafa de água para o radiador.

E não é só o carro que precisa de um kit de emergência. Não se esqueça de levar curativos, remédios para dor de cabeça e enjoo – que não causem sono, alguns petiscos e água.

Com essas dicas em mãos, você está pronto para cair na estrada e curti o feriado prolongado com segurança.

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

19 − 12 =