Anunciado em outubro pela prefeitura, o Pavimenta Rio, programa de recuperação de vias públicas do Rio de Janeiro, tem causado polêmicas. Isso porque a ação da prefeitura, que prevê investimentos de R$ 100 milhões até a véspera da eleição do ano que vem, tem sido apontada como uma das principais causadoras de acidentes de trânsito no Aterro do Flamengo. O trecho, que foi recentemente pavimentado pelo programa, contabilizou oito acidentes desde que o novo asfalto foi colocado, todos por pista escorregadia.

Na avaliação de especialistas, a prefeitura pode ter falhado na composição da massa asfáltica utilizada na via. O suposto uso de uma quantidade inferior à dosagem ideal de brita teria aumentado o risco de derrapagens. Isso porque a brita é um material granulado que aumenta o atrito e a aderência do veículo à pista. Somando essa falta de aderência com as chuvas da estação, a receita para colisões está completa.

Mesmo o mais habilidoso dos motoristas enfrenta dificuldades no trânsito em dias de chuva. Imaginem então em um asfalto que aumenta a instabilidade do veículo. É preciso que os motoristas saibam como se manter emsegurança no trânsito, evitando acidentes e dores de cabeça desnecessárias.

Cuidado com a primeira chuva

Em períodos muito longos sem chuva as ruas e avenidas acumulam óleo, borracha de pneus e detritos, por muito tempo e em grandes camadas. Por isso, a primeira chuva após um período de seca é sempre a mais perigosa, afinal todos esses resíduos no asfalto acabam contribuindo para que o chão se torne mais liso. As condições tendem a melhorar depois da primeira chuva da temporada, principalmente se ela for bem forte e acompanhada de muito vento.

Desacelere

Não existe uma dica mais simples de seguir do que essa. Tente sempre se lembrar que a água faz com que os pneus percam a tração, deixando a direção mais complicada. Emalta velocidadee na chuva as chances de perder o controle do carro em uma curva ou de derrapar e não conseguir parar em caso de acidente são bem maiores.

Evite água parada

Outra orientação importante é: evite passar, se possível, por grandes poças d’água. Elas trazem grandes perigos, desde um nível maior de água do que você estava imaginando, com detritos na pista que você não consegue enxergar e podem danificar o motor e pneus do seu carro, até a diminuição da sensibilidade dos freios do seu veículo.

Caso não seja possível desviar da água parada, procure sempre seguir o caminho pelo qual o carro à sua frente passou. Por mais que não seja 100% garantido, você pelo menos tem como saber que naquele pedaço específico os carros estão conseguindo atravessar.

Aumente sua distância do carro da frente

Essa também deveria ser uma dica óbvia, mas parece que muita gente se esquece. Com o piso molhado, pneus com menos tração e freios menos potentes graças à água, a melhor dica de segurança no trânsito em dias de chuva é se afastar do carro que estiver na sua frente. Assim, caso ele freie bruscamente você tem tempo de reagir.

trânsito em dias de chuva

Espelhos d’água

Caso perceba que está em um espelho d’água, aquela camada fininha de água que se acumula na pista e faz com que os pneus percam a tração por completo, não freie e nem vire o volante bruscamente. O ideal é soltar todos os pedais, manter o volante firme e esperar que o espelho acabe e o carro consiga novamente aderência com o asfalto.

Segure o volante com as duas mãos

Isso aumenta o controle sobre o veículo, te dando mais precisão caso necessite reagir rápido por conta de algum acidente a frente ou deslizamento. Guarde celular,GPSe petiscos e não tire nem as mãos do volante e nem os olhos da estrada.