Segurança ao estacionar

Andar de carro requer uma série de cuidados de segurança, como já falamos aqui algumas vezes. Além da atenção na via, precisamos estar atentos a diversos outros fatores que podem afetar a segurança da sua família.

Por exemplo, você sabia que também é possível se proteger na hora de estacionar e de buscar o seu carro na vaga? Pois é, são dicas simples, que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia, e que podem reduzir muito as chances de roubo e furto. Confira!

risco de crime

  • Ao estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que seja por alguns minutos. O mesmo vale para o carro que fica parado na garagem. Trancá-lo oferece sempre uma proteção extra.
  • Sempre que for procurar uma vaga, prefira as que fiquem próximas ao seu destino. Além disso, sempre acomode o carro contando com um espaço para que você possa sair facilmente, caso surja algum problema.
  • Ao sair de um estacionamento, verifique se não está sendo seguido.
  • Se o seu rádio é fixo no painel, atenção redobrada ao estacionar em vias públicas. Esses aparelhos são os principais atrativos para ladrões. Nosso conselho é que você opte sempre por um estacionamento.
  • Nunca deixe o carro com as chaves no contato (ou mesmo ligado), nem por poucos minutos, caso precise se ausentar. A dica vale mesmo para o caso em que outras pessoas ficam dentro do carro e somente o motorista se ausenta.
  • Evite permanecer no interior de um carro estacionado na via pública. Se isso for necessário, faça-o em local que permita ampla visão para todos os lados. Fique alerta caso algum estranho se aproxime.
  • Se não tiver como parar em um estacionamento, sempre prefira locais movimentados e bem iluminados. Caso o local possua algum comércio, tente parar próximo dele. Assim você acaba desestimulando os bandidos (que preferem não se arriscar agindo em locais muito visíveis).

transporte por aplicativo

  • Jamais confie as chaves de seu carro a desconhecidos que se apresentam como “flanelinhas”.
  • Tanto na hora de estacionar quanto na hora de retirar o carro, sempre redobre a atenção para a presença de indivíduos suspeitos nas proximidades. Na dúvida, pare em outro local ou dê uma volta antes de entrar no carro. Caso precise de ajuda, entre em qualquer estabelecimento aberto e ligue para a polícia.
  • Tenha o hábito de verificar o interior do carro antes de embarcar. E o exterior também. Observe se não há nenhum pneu furado, se não há ninguém dentro do seu carro e se tudo continua da mesma maneira de quando você estacionou.
  • Caso você encontre alguém arrombando seu carro, mantenha a calma, se afaste, procure identificar as características dos indivíduos e ligue imediatamente para polícia. Nunca reaja!
  • Caso encontre seu carro com o vidro quebrado, apenas entre, coloque o tapete em cima do banco para se proteger de algum caco de vidro e saia com o carro do local. Pare em algum posto de gasolina próximo para aí sim checar o que aconteceu. Muitos bandidos quebram a janela e ficam de tocaia na proximidade, para te assaltar enquanto você avalia os danos no carro.
Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

+ 65 = 74