O que tem tudo para ser um momento saudável e divertido entre crianças e adolescentes pode acabar em uma situação trágica. Empinar pipa com cerol faz centenas de vítimas anualmente no Brasil e está muito mais para uma brincadeira de mau gosto.
No geral, a pipa com cerol é utilizada para cortar outras linhas, derrubar as pipas dos “oponentes” e, supostamente, ser melhor que outras pessoas que também estão se divertindo.
Mas a realidade vai além da vontade de vencer. Motociclistas, crianças e idosos acabam sendo vítimas de uma verdadeira arma em meio ao ambiente urbano.
Preparamos um post para que você entenda mais sobre a prática e saiba como se proteger:
> Motociclistas: as maiores vítimas de pipa com cerol;
> Outros problemas gerados por essa arma urbana;
> A melhor forma de brincar de uma maneira saudável.
Motociclistas X Pipa com cerol
O cerol é uma mistura artesanal feita de vidro moído e cola. Industrial, a linha chilena tem venda proibida no Brasil, mas é facilmente encontrada na internet. O que elas têm em comum? O alto potencial cortante, podendo causar acidentes gravíssimos.
Segundo a Associação Brasileira de Motociclistas, todos os anos mais de 500 acidentes envolvendo pipa com cerol ou linha chilena são registrados no país. Desses, metade tem vítimas com ferimentos graves e 25% deles acaba de forma fatal.
Quem prefere andar de moto muitas vezes adota posturas como a colocação de antenas para evitar acidentes, mas, ainda assim, esse ainda é um risco nos centros urbanos.
Outros acidentes e penalidades
Em junho deste ano, uma pipa com cerol foi responsável por parar e deixar sem previsão de retorno às atividades um helicóptero do Corpo de Bombeiros.
Quando se aproximava do pouso no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a aeronave avistou a pipa e, apesar da manobra do piloto, não conseguiu desviar da linha.
Parte do equipamento do helicóptero ficou comprometido e precisou ser trocado. Além de ficar temporariamente indisponível para a população, o custo do conserto ficou em mais de 40 mil dólares.
Punições – O uso de pipa com cerol é considerado crime penal, com leis específicas em cada região, podendo acarretar em prisão dos envolvidos. No caso da utilização por crianças e adolescentes, eles podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes.
Diversão com segurança
A brincadeira com pipa fica ainda mais divertida com segurança para você e para todos. Fique por dentro das melhores dicas para evitar acidentes:
- Não utilize cerol na brincadeira. O material pode causar acidentes graves a pedestres e motociclistas;
- Prefira empinar pipa longe das redes elétricas e em espaços abertos, como praças, parques e campos de futebol, mas não é recomendado nas proximidades de ruas, avenidas e rodovias. Evite ficar próximo a lajes e muros;
- Fuja da confecção de pipas com materiais condutores de energia, como rabiolas feitas de fios metálicos;
- Caso a pipa enrosque em fios elétricos, é melhor desistir do brinquedo para evitar acidentes;
- Não solte pipas em dias de chuva. Elas funcionam como pára-raios e são condutoras de energia.
Leia também
Como se proteger dos casos de mortes por raios
Guarda Civil lança campanha para tentar evitar acidentes com uso de pipas com cerol, em Goiânia
Envie seu Comentário