Mais uma Black Friday chegando e, junto com ela, uma série de golpes que podem comprometer a segurança do consumidor. Popular no exterior, principalmente nos Estados Unidos, a Black Friday é uma verdadeira febre quando o assunto é fazer compras com grandes promoções. Da mesma forma que os consumidores se preparam, poupam dinheiro ou separam parte do décimo terceiro para esse momento, os criminosos também armam suas estratégias para cometer fraudes na Black Friday.

Diferente de outros países que adotam a cultura dos descontos expressivos antes do Natal, a Black Friday tem ganhado mais espaço no Brasil somente nos últimos anos. A última sexta-feira do mês de novembro é o dia escolhido para grandes saldos em diferentes segmentos do comércio (este ano, ela acontece no dia 29 de novembro).

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A expectativa do comércio é que o evento movimente as vendas, com projeções de desempenho melhor que o do ano passado. De acordo com o Boa Vista SCPC, neste ano, as vendas na Black Friday devem crescer cerca de 4% na comparação com 2018. E, como a maior parte dos consumidores já sabe, as maiores ofertas estarão disponíveis online.

Vamos admitir, as compras online são uma mão na roda nessa nossa rotina de trabalho e trânsito. Com cada vez menos tempo livre e mais facilidade de comprar sem sair de casa, a maioria das pessoas em todo o mundo prefere fazer suas compras online.

E muita são as opções, desde roupas, sapatos, brinquedos, até artigos para a casa, móveis e alimentos. Com uma oferta tão grande de sites e um cartão de crédito à mão, é quase impossível resistir ao grande shopping virtual que temos em nosso computador ou celular.

Mas e a segurança do consumidor nas compras online? Você sabe como ter certeza de que seu momento de consumo não vai virar uma dor de cabeça no futuro? A regra número 1 é sempre comprar em seu próprio computador ou celular, para que os dados do seu cartão e seu endereço não sejam digitados em computadores públicos.

Mas só isso não basta!

A ZoneAlarm, marca da divisão de produtos para consumidores da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), alerta para os golpes on-line durante o período de campanhas Black Friday neste mês. Aqui estão os seis (6) principais sinais de golpes a serem observados durante a temporada de compras online, de acordo com os estudos e levantamentos realizados pela empresa:

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Grandes descontos

Assim como em toda pescaria que começa com uma isca, o mesmo ocorre com o phishing no mundo digital. A isca geralmente está na forma de uma oferta super interessante, atraindo as pessoas para o “gancho” que limpará a sua conta bancária. Ao se deparar com um preço irresistível de um produto que sempre desejou, como em um e-mail ou em um anúncio de mídia social, os consumidores clicarão e serão solicitados a eles que preencham com suas informações pessoais, como nome e endereço, além de indicar seus dados bancários. Mal sabem eles que estão enviando essas informações diretamente para “o pescador”. Como alternativa, esses consumidores poderão ser transferidos para um site falso para “concluir a transação”, caso alguns deles sejam céticos em relação à oferta inicial.

Fake Sites / Sites Falsos

Sites falsos que imitam aqueles mais populares de compras on-line durante este período, como Alibaba e Amazon, são preparados com bastante antecedência para o grande dia.

As páginas incentivam um login para começar, o que pode parecer normal para a maioria. No entanto, assim que a pessoa insere suas credenciais, como e-mail ou nome de usuário e senha, essas informações são enviadas às pessoas que construíram esses sites falsos, nos quais elas terão acesso à sua conta e roubarão todas as informações pessoais contidas nele.

Formas de pagamentos incomuns

Muitas vezes, os golpistas incentivam o uso de métodos de pagamento bizarros, como ordens de pagamento, transferências bancárias ou cartões e vales pré-pagos. Esses métodos não apenas dificultam a detecção do destinatário, como tornam quase impossível recuperar o dinheiro.

Devoluções falsas

As compras não são a única maneira que os golpistas usam para sabotar suas vítimas. As devoluções falsas tornaram-se um grande participante no jogo da fraude de comércio eletrônico, pelo qual os usuários que tentam fazer uma devolução preenchem suas informações em um formulário falso, que os leva a um site imitador daquele em que realizaram a compra e no qual eles devem fazer login para continuar, apenas para serem direcionados a um falso “centro de devoluções” para preencher mais detalhes que os golpistas usarão e explorarão.

Nenhuma política de devolução

Além de devoluções falsas, também pode haver uma falta de política de devolução, o que é incomum para um site de compras. Sem contar que uma política de privacidade, os termos e as condições e os detalhes da resolução de disputas judiciais devem ser sinalizados, pois a falta de políticas e termos muitas vezes indicam um site de phishing.

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Informações desconhecidas do vendedor/comerciante

Sites falsos que não fornecem detalhes de contato adequados sobre o comércio/loja/vendedor também devem suscitar uma preocupação.

Diante disto, seguem as nove maneiras de evitar ser enganado nesta temporada de compras e promoções:

  1. Evite redes Wi-Fi não seguras

Como aquelas disponíveis em aeroportos e outros locais públicos, pois é mais fácil acessar sites suspeitos.

  1. Procure por símbolos de segurança

Procure um certificado SSL que habilite a criptografia, marcando o site como seguro.

  1. Verifique o site em um banco de dados de sites falsos

Para a Black Friday, esses sites especiais, como blackfridayscom.tld e black-fridaywalmart.tld, foram criados para fornecer aos compradores um local para verificar se os sites encontrados são legítimos durante o aumento do número de golpes na Black Friday.

  1. Use apenas métodos de pagamento seguro

Verifique se o site contém ícones de validação reais na seção de pagamento. Esses ícones devem ser clicáveis e não apenas imagens.

  1. Use um cartão de crédito ou uma conta do PayPal para compras

Será mais fácil recuperar o dinheiro de volta e / ou colocá-lo em uma conta de garantia (como no PayPal) até que o item comprado chegue. Não faça uma transferência bancária direta nem compre um cartão pré-pago.

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  1. Não ceda a pagamentos rápidos

Não se apresse e avalie o site quanto aos sinais de phishing que examinamos e alertamos nas informações acima neste texto.

  1. Identifique o comerciante/vendedor

Pergunte a si mesmo: para quem você enviaria um e-mail ou ligaria se surgir um problema? É recomendável tentar uma pesquisa no Google por esses detalhes de contato para verificar sua validade. Sites como o WHOIS podem fornecer informações sobre o proprietário do site e por quanto tempo o domínio existe. Se o domínio não existir há muito tempo, isso pode indicar que o site foi construído recentemente e provavelmente é falso. Se não houver detalhes de contato, não continue com a compra.

  1. Sempre procure por uma política de devolução

Se não for aparente, é um bom sinal de que o site é falso, pois faz parte padrão de um site de comércio eletrônico ter política de devolução.

  1. Utilize um software de segurança que inclua um recurso antiphishing.