Golpes assombram as pessoas todos os dias no Brasil. E para quem depende de aplicativos de transporte para se locomover ou para ganhar o pão de cada dia, a situação é ainda mais grave. Isso por que são inúmeras as histórias de problemas e prejuízos envolvendo os apps como Uber e 99 taxi.
Um dos tipos de crime que tem se tornado mais comum pode, inclusive, resultar em graves consequências para a vítima. Como ele acontece: Pessoas de idade abordam jovens na rua e pedem para que eles solicitem um uber para que possam chegar a um hospital, sempre argumentando que não são familiarizados com a tecnologia.
Tentando ajudar, a vítima acaba solicitando o carro para a outra pessoa. O que acontece é que, pouco após o embarque esse carro é assaltado. Sim, o senhor ou senhora que iria para o hospital na verdade é cúmplice do crime. Mas, adivinha o nome de quem estará registrado no aplicativo, fazendo parecer que a pessoa também faz parte da quadrilha? Sim, o daquela pessoa que, por uma boa ação, pediu o carro pelo telefone. Nesse caso, existem duas vítimas: tanto o motorista assaltado quando a pessoa abordada pelo idoso.
Confira mais alguns golpes e fique atento:
Corridas aumentadas
Um app de GPS falso é utilizado para roubar passageiros. O aplicativo consegue enganar o GPS oficial dos serviços e acaba cobrando um valor maior pela corrida, como se você tivesse andado muito mais.
Corrida antecipada
Mais um golpe contra o consumidor: motoristas iniciam a corrida antes mesmo de encontrar o passageiro, que dificilmente consegue identificar o golpe, deixando assim o preço final a ser pago muito mais alto. Há outros casos de motoristas que, na hora de cobrar a corrida em maquininhas de cartão, conseguem debitar não só o valor da viagem mas também quantias que ultrapassam mil reais.
Cancelamento
A fraude do cancelamento da corrida. Neste caso, os motoristas mentem e dizem que foram ao destino do passageiro, esperaram por alguns minutos, tentaram contato e o usuário simplesmente não apareceu ou respondeu aos contatos. Resultado, uma taxa de cancelamento é cobrada do passageiro.
Troco
Funciona assim: usuários fazem o pedido do serviço para pagar a corrida em dinheiro. No final da viagem, dizem que querem alterar a forma de pagamento, mas nem sempre o motorista aceita cartão e, mesmo que aceite, os desonestos dão um jeito do carão não funcionar. Aí, apresentam notas altas já na intenção que o profissional não tenha troco suficiente. Muitas vezes, a corrida acaba saindo de graça para o passageiro.
Como evitar?
– Quando chamar o carro, acompanhe o deslocamento. Desconfie se o motorista ficar muito tempo parado ou se, de repente, simplesmente cancelar a corrida.
– Com o app aberto, ao entrar no carro, confira que a corrida só começou naquele momento e não antes de o motorista te encontrar.
– Quando chegar ao seu destino, confirme verbalmente com o motorista que ele finalizou a corrida e, se possível, confira o valor cobrado antes de descer do carro.
As companhias já estão cientes desses golpes. Mas é importante que você, como usuário, sempre reporte qualquer atitude suspeita ou cobrança indevida o mais rápido possível.
Hoje, além dos canais de suporte, as empresas estão usam cada vez mais tecnologias para tentar garantir a segurança de passageiros e motoristas nas viagens.
Envie seu Comentário