Vamos admitir, as compras online são uma mão na roda nessa nossa rotina de trabalho e trânsito. Com cada vez menos tempo livre e mais facilidade de comprar sem sair de casa, a maioria das pessoas em todo o mundo prefere fazer suas compras online.
E muita são as opções, desde roupas, sapatos, brinquedos, até artigos para a casa, móveis e alimentos. Com uma oferta tão grande de sites e um cartão de crédito à mão, é quase impossível resistir ao grande shopping virtual que temos em nosso computador ou celular.
Mas e a segurança do consumidor nas compras online? Você sabe como ter certeza de que seu momento de consumo não vai virar uma dor de cabeça no futuro? A regra número 1 é sempre comprar em seu próprio computador ou celular, para que os dados do seu cartão e seu endereço não sejam digitados em computadores públicos.
Mas não é só isso. É preciso sim alguns outros cuidados ao realizar as compras online e o Segurança da Família está aqui para ajudar.
Prefira lojas conhecidas
Sabe aquela loja que aparece compartilhada nas redes sociais, com promoções incríveis, frete grátis e prazo rápido de entrega? Ela pode ser uma fraude e você só vai se dar conta disso depois que o dinheiro for perdido.
É importante sempre saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente te entregar o que comprou. Por isso, sempre que uma loja nova aparecer pesquise sobre ela, veja se algum amigo já comprou, tente saber como funciona realmente a compra por lá.
É fácil encontrar a internet qual a reputação desse local. Usar sites de avaliação, como o Reclame Aqui, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. Fuja de lojas que já tenham reclamações de produto não entregue e que o dinheiro não foi devolvido.
Desconfie de ofertas mirabolantes
Mesmo com todos esses cuidados acima, ainda é preciso tomar cuidado com ofertas que tragam produtos com preço muito abaixo do praticado no mercado. Esses descontos podem esconder defeitos de fabricação, produto seminovo ou mesmo avarias por armazenamento incorreto.
E se a loja foi maliciosa a ponto de não te informar que se tratava de uma mercadoria avariada imagine só a dor de cabeça que você terá para acionar a garantia, solicitar a troca ou mesmo a devolução do dinheiro.
Compras online só com plataformas de pagamento seguras
Sempre prefira lojas em que o ambiente de pagamento seja seguro. O que isso quer dizer? Quando você clicar em “comprar”, a área de pagamento deve ser vinculada a alguma plataforma conhecida, como Mercado Pago, Pagseguro, Paypal, entre outras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.
Prefira sempre pagar por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. O pagamento por depósito ou transferência é bem menos seguro e você terá muito mais trabalho para recuperar o dinheiro depois.
O que fazer em caso de fraude.
Caso seja vítima de algum site fraudulento, registre imediatamente a reclamação no site e entre em contato com a empresa para saber como eles irão te ressarcir. Se não houver resolução, entre em contato com o PROCON.
Entre também em contato com o banco e peça que a transação seja cancelada de seu cartão de crédito. Caso o pagamento seja por boleto ou depósito, o cancelamento é mais complicado, mas a fraude também precisa ser informada para o banco para que eles te orientem o passo a passo a seguir.
Por fim, não esqueça de sempre registrar um boletim de ocorrência na delegacia. Ele vai ser importante tanto para a negociação com o banco quanto para que a empresa seja investigada.
Envie seu Comentário