Sair da rotina, ir para um local mais isolado com a família, viver uma verdadeira aventura em um acampamento ao ar livre. Parece um sonho, e de fato o é! Mas é preciso tomar muito cuidado para que a viagem dos sonhos ao ar livre não se torne um problema para a segurança dos filhos – e de toda a família.

Para os campistas iniciantes, a preparação é fundamental. Um kit de primeiros socorros é um bom começo, mas há várias outras precauções a serem tomadas, principalmente se vocês estiverem acampando fora de um camping.

Inclusive, aqui vai nossa primeira dica: se puder, escolha um camping com luz elétrica, banheiro, cozinha comunitária. Sabemos que isso acaba com parte da magia do acampamento, mas torna a experiência mais confortável para os pequenos.

Cuidado com as fogueiras

Acampamento de verdade, principalmente com crianças, precisa ter uma fogueira para que vocês se reúnam, contem histórias e possam aproveitar a noite em família. Mas cuidado!

Não construa a fogueira sob árvores baixas, nunca o deixe fogo queimando sem alguém observando, cuidado com troncos ocos, como bambu, que podem estourar e ferir alguém, sempre apague completamente o fogo antes de dormir e, claro, nunca deixe crianças sozinhas perto de uma fogueira.

– Cuidado com os animais ao redor

Não se esqueça que uma aventura na natureza significa que você está cercado por muitos animais que não são familiares. Mesmo em campings particulares, a proximidade com a mata faz com que aranhas, cobras e insetos sejam visitas frequentes.

A regra mais importante? Nunca se aproxime de um animal selvagem. As demais são: não esqueça de passar repelente, deixe a barraca fechada o tempo todo para que nenhum animal entre, não saia para caminhar a noite e sempre olhe para o chão antes de apoiar as mãos ou sentar.

Além disso, mantenha a sua área de camping limpa, sem pratos sujos ou restos de comida. Assim como na cidade, sujeira e oferta fácil de comida são atrativos para animais. Ah, e se for levar seu pet para a aventura, nada de deixar que ele entre sozinho na mata.

Cuidado com rios e lagos

Um dos grandes atrativos dos campings, normalmente, é a presença de fontes de água, rios, lagos e cachoeiras nas proximidades. Quando não, o acampamento é próximo da praia. Em todos esses casos, é preciso muito cuidado.

Certifique-se de que sua família siga as diretrizes adequadas de segurança da água. Isso é: crianças pequenas devem usar boias e ficar perto da costa, adultos que não saibam nadar não devem tentar mergulhar em águas desconhecidas, nenhum membro da família, por melhor nadador que seja, deve ficar sozinho em um rio ou lago. Verifique o tempo antes de sair para atividades aquáticas. Chuva ou tempestades não são tempo para esportes aquáticos.

Mesmo com todas as precauções que você toma, você ainda pode precisar enfaixar um joelho sangrando ou limpar um corte. Certifique-se de ter sempre um kit de primeiros socorros com pomada antibacteriana e bandagens.