Com a população tentando se manter o máximo possível dentro de casa para tentar ajudar na diminuição do novo coronavírus, muitas pessoas acabam se sentindo sozinhas e decidem investir em novas formas de conhecer novos amigos e, quem sabe, até mesmo começar uma relação. Se eles já eram sucesso absoluto antes da pandemia, os aplicativos de relacionamento agora se tornaram parte ainda mais importante da rotina de muita gente.
Mas, assim como em quase todos os tipos de interações, o risco de golpes existe e é preciso estar sempre atento. Você sabe como garantir a sua segurança nos aplicativos de relacionamento? Confira abaixo algumas dicas de como se proteger.
O primeiro ponto, e mais simples, é checar se o aplicativo é conectado com alguma rede social, como o Facebook, por exemplo. Se for, você pode ver se você e seu pretendente compartilham algum amigo. Assim, você pode perguntar algumas referências.
Além disso, aproveite as redes sociais para saber se aquela pessoa parece real ou alguém com más intenções usando um perfil fake. Fique longe de qualquer pessoa sem informações bio, contas vinculadas ou usuários com apenas uma foto.
Sempre se encontre em um lugar público
Depois que a conversa tiver evoluído, é hora de marcar o primeiro encontro. Procure sempre escolher locais públicos. E sempre seja responsável pelo seu próprio transporte, mesmo que isso signifique pegar um táxi. Você não quer que ninguém saiba onde você mora imediatamente nem vai querer que a pessoa tenha que deixar em casa se o encontro for ruim.
Informe um amigo
Os próprios aplicativos de relacionamento recomendam que você informe a um amigo onde planeja se encontrar e em que horário. Essa atitude é importante para que você se sinta mais seguro e para que as pessoas próximas saibam onde te encontrar caso algo não corra bem.
Não se esqueça de atualizar esse amigo caso o encontro mude de lugar, ou vocês saiam para outro local depois do jantar, por exemplo. Fale também se tudo está bem ou não. Se não tiver certeza sobre pessoa que vai encontrar, peça para que este um amigo esteja na vizinhança durante o encontro.
Dicas do FBI
Além disso, outros tipos de golpes ocorrem com tanta frequência nos aplicativos de relacionamento que o FBI divulgou alguns cuidados que devem ser tomados para ficar livre de riscos.
Nesse tipo de fraude, os golpistas se aproveitam de pessoas que procuram parceiros românticos em sites de namoro, aplicativos ou mídia social, com o objetivo final de explorar financeiramente as vítimas. As consequências costumam ser financeira e emocionalmente devastadoras para as vítimas, que raramente recebem seu dinheiro de volta.
Os criminosos que cometem golpes românticos são especialistas no que fazem. Se você desenvolver um relacionamento amoroso com alguém que conheceu online, considere o seguinte:
- Pesquise a foto e o perfil da pessoa usando pesquisas online para ver se o material foi usado em outro lugar.
- Vá devagar e faça perguntas.
- Cuidado se a pessoa parecer perfeita demais ou pedir rapidamente para você sair de um serviço de namoro ou site de mídia social para ficar “offline”.
- Cuidado se a pessoa tentar isolar você de amigos e familiares.
- Cuidado se a pessoa promete se encontrar pessoalmente, mas sempre dá uma desculpa para não poder. Se você não encontrou a pessoa depois de alguns meses, por qualquer motivo, você tem bons motivos para suspeitar.
- Nunca envie dinheiro para alguém que você não conhece pessoalmente.
Se você acredita que é vítima de um golpe romântico, interrompa todos os contatos imediatamente e registre um boletim de ocorrência!
Envie seu Comentário