O aplicativo de transporte auxilia no processo de democratizar o acesso a um meio de locomoção privado de qualidade com valores mais próximos à realidade de um público maior. Essa demanda cresce a cada dia e, operando no Brasil desde 2014, o serviço da Uber já conta com mais de 500 mil motoristas parceiros e 20 milhões de usuários.
A empresa é categórica ao afirmar que os motoristas do aplicativo não são seus funcionários, e sim parceiros que passam por cadastro e treinamento para que dirijam utilizando a plataforma.
Sendo assim, como se sentir seguro em um aplicativo de transporte como o Uber?
> Entenda como a empresa trabalha para ajudar em investigações policiais e de segurança em todo o mundo;
> Conheça indicativos para confirmar ou não uma viagem com determinado motorista;
> Saiba dicas para fazer uma mais viagem segura.
Uber – a participação do aplicativo de transporte em investigações
A equipe do VS esteve na Laad Security, principal principal Feira de Segurança Pública e Corporativa da América Latina, e acompanhou uma apresentação da Uber, que mostrou casos solucionados em todo o mundo com o auxílio de informações da plataforma.
Em Londres, em 2017, o aplicativo de transporte identificou 10 motoristas parceiros que estavam próximos à Ponte de Westminster quando um terrorista atropelou um grupo de pessoas e viraram testemunhas-chave para encontrar o criminoso.
Essa identificação é possível graças às ferramentas que começam a agir já no momento do cadastramento de pessoas na plataforma. Enquanto os motoristas passam por verificação de antecedentes criminais feita por empresa especializada, os usuários também são verificados, seja pelos dados do cartão do banco, ou pelo CPF.
Além das informações sigilosas cedidas às autoridades em casos de investigações ou processos judiciais, a Uber passou a adotar a tecnologia de machine learning para identificar riscos com base na análise em tempo real dos dados de viagens realizadas diariamente por meio do aplicativo.
A ferramenta usa algoritmos e bloqueia viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a não ser que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação. O objetivo é antecipar e reduzir a probabilidade de incidentes de segurança.
Indicativos de segurança para o usuário
Mas como se sentir mais seguro na confirmação de um deslocamento com determinado motorista? No momento que você solicita uma viagem, é possível acompanhar o trajeto que o carro está fazendo até o encontro no seu ponto de partida, um lugar seguro à sua escolha.
É possível identificar também a nota do condutor, uma média da avaliação de outros usuários, sua foto e nome, além do número de viagens já feitas por ele, e dados pertinentes do carro, como o modelo do veículo, a cor e a placa. Você pode entrar em contato com o motorista e ele com você, mesmo assim, seu número permanece em sigilo.
Stella Chamarelli, Gerente Regional de Segurança na América Lática na Uber, destaca também a importância de conferir todos esses dados antes de embarcar em uma viagem com o aplicativo de transporte.
“De tempos em tempos, a plataforma também pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem para ajudar a garantir que a pessoa que está usando o aplicativo é aquela que se cadastrou em nossos arquivos”.
Dicas para uma viagem mais segura
Além de todas essas informações, algumas dicas simples podem tornar sua viagem com o aplicativo de transporte ainda mais segura.
> Verifique a nota do seu motorista;
> Entenda mais sobre o perfil da pessoa que vai buscá-lo – nome, foto, dados do carro e número de viagens já realizadas;
> Veja as avaliações dadas por outros usuários;
> Avise pessoas da sua confiança! É possível compartilhar sua localização e tempo de chegada em tempo real com quem você quiser;
> Não esqueça de avaliar seu motorista para que outras pessoas saibam sobre sua experiência.
Leia também
Violência no trânsito: a terceira maior causa de morte no mundo
Envie seu Comentário