Quando mudamos para uma casa nova, nos preocupamos com decoração, compra de móveis e uma série de coisas divertidas para deixar o ambiente com a nossa cara. Mas, tão importante quanto arrumar cada cantinho do seu jeito, é preciso que a segurança residencial básica receba atenção! É o seu cuidado que faz toda diferença!
Leia também: Segurança em apartamentos!
Proteja as portas
Não ajude um ladrão a entrar pela porta da frente. Inspecione todas as portas externas para ter certeza de que as molduras são fortes e as dobradiças estão protegidas.
Se você estiver se mudando para uma residência que outra pessoa costumava chamar de lar, troque as fechaduras. Dessa forma, você não terá estranhos por aí com a chave da sua casa.
Em caso de portas de correr, você pode apostar em uma “trava” caseira. Basta usar uma de madeira ou metal no trilo, por dentro, para evitar que a porta seja forçada a abrir. Se você deseja uma solução de alta tecnologia, adicione um sensor de porta ou sensor de quebra de vidro. Eles irão alertá-lo se a porta de vidro for adulterada – e devem assustar os ladrões.
Trave as janelas
Portas e janelas são os pontos de entrada mais comuns para ladrões. Infelizmente, as travas do fabricante nem sempre são eficazes – às vezes são bem frágeis. Então, faz parte da segurança residencial básica o reforço nas janelas.
- Nunca deixe apenas o vidro fechado, conte com travas adicionais.
- Instale sensores de quebra de vidro.
- Adicione barras nas janelas de correr.
- Plante arbustos espinhosos sob as janelas do primeiro andar (mas certifique-se de mantê-los aparados).
Ilumine a paisagem
Vândalos, ladrões e outros criminosos não gostam de estar sob os holofotes. Mantenha os bandidos afastados com ampla iluminação externa. Coloque luzes em torno de seus quintais dianteiro e traseiro, ao longo de caminhos e perto da garagem e outras estruturas externas. Você não só deixará os intrusos nervosos, mas também reduzirá o risco de tropeçar ao subir os degraus da frente.
Torne suas luzes de segurança externas ainda mais eficazes com essas dicas:
- Use luzes ativadas por movimento.
- Economize energia com luzes movidas a energia solar.
- Coloque as luzes externas em um temporizador.
Elimine esconderijos
Árvores e arbustos podem ser bonitos de olhar, mas são inimigos da segurança residencial básica. Apare árvores e plantas perto de sua casa que possam ser usadas como cobertura. Opte por flores e arbustos menores. Se houver árvores perto das janelas, remova-as ou reforce as janelas com segurança extra.
E não negligencie o resto do exterior da sua casa – use essas práticas recomendadas para manter as coisas bem trancadas.
- Guarde sempre bancos e escadas.
- Tranque portões, galpões e outros espaços ao ar livre.
- Não deixe mercadorias caras em exposição no quintal.
- Adicione placas e adesivos de segurança.
Adicione câmeras de segurança
Você provavelmente já viu manchetes sobre ladrões sendo frustrados por imagens de câmeras de segurança. Essa é uma solução de segurança doméstica que funciona como um impedimento e um meio de obter justiça. Você pode obter câmeras de segurança que fazem parte de um sistema de segurança residencial completo ou pode usar câmeras que funcionam sozinhas.
Independentemente do caminho que você vá, recomendamos o uso de uma câmera de segurança com um aplicativo móvel, para que você possa ver a filmagem em tempo real e armazená-la se precisar ir à polícia.
Confira outros recursos que as câmeras possuem e podem te ajudar na segurança residencial básica:
- Detector de movimento
- Visão noturna
- Conexão Wi-Fi
- Armazenamento local ou na nuvem
- Caixa à prova de intempéries para câmeras externas
Proteger a casa não é tão difícil
Descobrir como proteger sua casa não precisa ser uma tarefa árdua. Use estas dicas para começar. E relaxe – você não precisa fazer tudo de uma vez.
Identifique quais estratégias são mais importantes para você e faça um plano para adicionar o resto mais tarde. Estar ciente dos riscos potenciais à segurança e agir o quanto antes é a melhor maneira de manter sua casa e seus entes queridos seguros.
Envie seu Comentário