Dicas de segurança para apartamentos

Moradores de apartamentos têm propriedades valiosas em suas casas, como qualquer outra pessoa. E, para garantir a segurança da família, todos devem proteger objetos de valor contra roubo e perda, independentemente do tipo de moradia em que vivem.

Apesar de os apartamentos serem menos propensos a assaltos, por serem de mais difícil acesso do que as casas, os sistemas internos de segurança nesse tipo de imóvel são mais raros. E os bandidos sabem disso!

Passada a barreira inicial da portaria, os criminosos sabem que a grande maioria das pessoas não possuem mais nenhuma forma de proteção. Por isso, os apartamentos acabam se tornando alvo de bandidos mais “criativos”, que  encontram formas diversas de adentrar o condomínio.

Se você está em busca de soluções para tornar o seu apartamento mais seguro, confira abaixo as dicas que preparamos!

Dicas de segurança do apartamento

  • Antes de se mudar, pergunte ao último morador quando foi a última vez que a fechadura foi trocada. Caso você seja locatário, converse com o proprietário do imóvel sobre o assunto e pergunte quantas chaves foram entregues em imobiliárias ou para antigos moradores. Se possível, troque a fechadura assim que se mudar.
  • Mantenha suas portas e janelas trancadas sempre que não estiver em uso, mesmo quando estiver em casa. Não se engane, mesmo em apartamentos as janelas podem ser utilizadas para invasão! Como já comentamos por aqui anteriormente, a segurança começa pelas portas e janelas!
  • Se você alugar, analise seu contrato de locação ou pergunte ao proprietário sobre que tipo de instalações você está autorizado a fazer. Pode ser que o proprietário esteja disposto a colaborar com você para tornar a propriedade mais segura. Mesmo que as instalações não sejam permitidas no seu apartamento, existem muitos dispositivos de segurança doméstica e sistemas de segurança sem fio e fáceis de montar e remover sem causar danos ou alterações no apartamento.

Sistemas de segurança

Investir em sistemas de segurança pode ser uma ótima opção! Hoje existem no mercado diversos alarmes sem fio. Além do aviso sonoro de que o imóvel foi invadido, alguns alarmes enviam também notificações para o seu celular, informando que o sistema foi acionado.

Se você não deseja configurar um sistema inteiro, uma câmera de segurança sem fio independente é uma boa opção. As câmeras de hoje também contam com aplicativos que podem ser instalados no seu smartphone e vão te alertar caso alguma atividade for detectada!

Luzes inteligentes

Lembram que já falamos algumas vezes para instalar luzes inteligentes em casas, para que elas se acendam em horários determinados, fazendo com que ladrões entendam que a casa não está vazia? O mesmo vale para apartamentos!

Invista também em luzes de detecção de movimento. Eles dão a aparência de que alguém está em casa e impedem que os ladrões trabalhem sob a proteção da escuridão.

Cofres

Por fim, caso você tenha objetos de grande valor, é hora de pensar em um cofre. Assim você poderá armazenar documentos importantes, dinheiro e pequenos objetos de valor com mais tranquilidade!

A nossa dica é que você escolha um modelo que pode ser fixo na parede ou no chão, para que o ladrão não possa fugir com ele. Se isso não for permitido em seu apartamento, escolha um cofre discreto, mas pesado, que possa ser escondido em algum lugar estratégico!

Segurança da Família

Sobre a causa

Enquanto o Estado e gestores públicos não acabam com a violência, o que resta ao cidadão? Adotar medidas de defesa, mudando comportamentos pessoais e tudo mais que estiver a seu alcance! No "Segurança da Família" você terá acesso a informações sobre como se defender e evitar a violência, além de conhecer melhor os seus direitos! Leia mais

Envie seu Comentário

3 + 3 =